28 fevereiro, 2020

MELLO, João Augusto de Fontes Pereira de - MEMORIA SOBRE O SUBMARINO FONTES. Lisboa, Typographia Industrial Portugueza, 1902. In-8.º (21 cm) de 70 p. ; [1] errata ; B.
1.ª edição.
Monografia sobre o 1.º projecto de submarino português. Ilustrado com desenhos do protótipo em folhas separadas do texto.
“Em 1889 o Primeiro-Tenente João Augusto de Fontes Pereira de Melo projectou um submarino. Este seria movido a petróleo à superfície e a electricidade em submersão. Foi construído um modelo experimental à escala que foi testado no rio Tejo. Este modelo realizou várias experiencias de submersão mas desenvolveu problemas de corrosão devido aos materiais utilizados. No decurso de reparações em doca seca, o casco do aparelho, presumivelmente devido ao enfraquecimento provocado pela corrosão, cedeu e o protótipo ficou inutilizado. A crónica falta de verbas da época determinou o abandono do projecto.“
(Fonte: www.forumdefesa.com)
Matérias: Introducção. | Preliminares: - Origem e fins do submarino. Generalidades sobre barcos submarinos. - Garantia de immersão e emersão. - Habitabilidade. - Estabilidade de equilibrio e estabilidade de immersão. - Direcção no plano vertical. - Direcção no plano horizontal. - Força motora. - Aprovisionamento de energia. - Orientação e visão. - Condições de segurança. - Instrumentos indispensaveis á navegação submarina. | O Submarino Fontes:
- Garantia de immersão e emersão. - Habitabilidade e renovação do ar. - Estabilidade de equilibrio e estabilidade de immersão. - Direcção no plano vertical. - Direcção no plano horizontal. - Força motora. - Aprovisionamento de energia. - Orientação e visão. - Elementos de segurança. | Analyse de alguns tipos de submarinos comparados com o submarino portuguez: - Garantia de immersão e de emersão; Habitabilidade. - Estabilidade de equilibrio e estabilidade de immersão. - Direcção no plano vertical. - Direcção no plano horizontal. - Força motora. - Aprovisionamento de energia. - Orientação e visão. | Conclusão.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico.
35€

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