13 fevereiro, 2020

SANTOS, Costa - A EVOLUÇÃO DUMA DOUTRINA MÉDICA. O Humorismo. Separata da Medicina Contemporanea - 1919. Lisboa, Composto e impresso na Tipografia Mendonça, Ld.ª, 1919. In-8.º (20,5 cm) de 26 p. ; B.
1.ª edição independente.
Curioso estudo histórico-clínico sobre o "humorismo", antiga doutrina médica que atribuía um papel de relevo aos quatro humores corporais (bílis amarela, bílis negra, fleuma e sangue), e às suas alterações na causa das doenças.
"De todas as doutrina médicas, o humorismo é talvez a que demonstra mais eloqùentemente a rialidade das transformações e profundas metamorfoses por que através dos séculos a medicina tem passado.
Nascida da necessidade de remediar o sofrimento humano, a medicina surgiu só, desacompanhada, isolada da fisiologia, sendo preciso chegar quasi ao nosso tempo para que essa ligação se efectuasse. Daí a queda successiva de todas as doutrinas constituidas no decorrer dos séculos. Nem podia ser doutra forma desde o momento em que se pretendia determinar e estudar as anomalias, antes de conhecer a normalidade de que essas anomalias eram o desvio. [...]
Labora num profundo erro quem imaginar que o humorismo representa uma doutrina que, sem contar com os sólidos e os outros elementos do organismo, atribui o desenvolvimento de todas as doenças à alteração primitiva dos humores. Se houve solidistas na acepção mais lata da palavra nunca existiram humoristas exclusivos. Uma tal doutrina  é impossivel dada a estática do corpo humano. [...]
O humorismo é, pois, uma doutrina médica em que se atribui um papel patogénico preponderante mas não exclusivo às alterações dos humores."
(Excerto do texto)
Sebastião Costa Santos (1882-1939). Médico português. Formado pela Escola Médico Cirúrgica de Lisboa. Poeta e historiador de Medicina. Chefiou o arquivo do Hospital de S. José entre 1916 e 1918. Publicou diversos trabalhos, sobretudo de índole histórica.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação.
Raro.
A BNP dispõe de apenas um exemplar no seu acervo.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário