18 fevereiro, 2020

MAIA, Carlos Roma Machado de Faria e – RECORDAÇÕES DE ÁFRICA. Verídicas narrativas de viagens, caçadas, combates e costume indígenas, marchas pelo interior e navegação dos rios. Por… [Prólogo do Almirante Ernesto de Vasconcelos]. Lisboa, Tipog. e Papel. Carmona, 1929. In-8.º (21,5 cm) de 396, [4] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Muito ilustrada com desenhos e fotogravuras no texto.
“Honrou-me o Sr. Coronel Carlos Roma Machado, prezado amigo, com a leitura, que me concedeu, do seu interessante trabalho Recordações de África, que escreveu depois de uma longa estadia nas nossas Colónias Africanas, onde desempenhou importantes missões de serviço público, sendo uma das últimas em colaboração com o autor destas linhas, na União Sul Africana. […]
O seu livro foi elaborado com toda a naturalidade, sem pretensões de fazer estilo. É uma narração fiel dos acontecimentos, dos quais muitos estão vividos na memória dos africanistas.
Dividiu o Sr. Roma Machado a sua obra em três partes, qual delas a mais interessante, tendo o grande valor de serem narrativas, como diz, de viagens, combates, costumes indígenas, marchas pelo interior e factos históricos.
Em alguns desses trabalhos tomou parte activa, noutros reproduziu feitos da história contemporânea colonial portuguesa, colhendo em flagrante episódios da vida dos nossos sertanejos e ouvindo muitas vezes os figurantes da vida aventurosa do mato, ou dos capitães-mores e oficiais do exército de África, em que nos relata fielmente casos de extraordinária valentia de verdadeiros e quase ignorados heróis.”
(Excerto do prólogo)
Índice: Parte I. Mentalidade e civilização dos portugueses em África. Descrição de alguns factos históricos antigos e modernos. Parte II. Um regresso a África. Cenas passadas na província de Moçambique. Parte III. Cenas passadas na província de Angola. Um regresso à metrópole.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas algo sujas.
Invulgar e muito apreciado.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário