11 fevereiro, 2020

FONSECA, Ernesto Paulo & MARQUES, José Mendes & QUINTAS, Jorge & POESCHL, Gabrielle - REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS COMUNIDADES CIGANA E NÃO-CIGANA. Implicações para a integração social. [Nota de Abertura de P. António Vaz Pinto]. Lisboa, Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas, 2005. In-8.º (24 cm) de [4], 73, [3] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante estudo sobre a comunidade cigana portuguesa.
Ilustrado ao longo do texto com quadros, tabelas e gráficos.
"Os quatro estudos complementares agora editados sob o título em epígrafe, da autoria de Ernesto Paulo Fonseca, José Mendes Marques, Jorge Quintas, e Gabrielle Poeschl, que constituem um projecto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, são de grande importância e actualidade.
A comunidade cigana, espalhada por todo o território, constitui a única minoria étnica (não em sentido jurídico) que se assume como tal e simultaneamente, como portuguesa. Presente em Portugal há 5 séculos, interagindo com a comunidade maioritária ao longo do tempo e até hoje, a legítima salvaguarda dos seus valores próprios e identitários, não tem sido fácil, num processo de integração intercultural, respeitador das diferenças que desejamos genuíno.
As representações sociais mútuas, da comunidade cigana e da comunidade portuguesa, como estes estudos conjuntos mostram, estão, de parte a parte, elevadas de desconhecimento, preconceito e exclusão.
Embora, certamente existam "culpas", por acção e omissão, de uma parte e de outra, não crio que haja interesse em atribuí-las... Importante é conhecer os factos e a sua representação e a partir dessa realidade incontestável, para um lado e para o outro, procurar "lançar pontes" de conhecimento, e de relação, de empatia..."
(Excerto do preâmbulo, Nota de Abertura)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse etnográfico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário