CASTELLO BRANCO, Camillo - SEGREDOS D'ALMA. Fac-simile d'um autographo do Mestre. Lisboa, [s.n. - imp. na Papelaria e Typographia Liberty, de Lamas & Franklin, Lisboa], 1914. In-4º (25cm) de 8 p. ; [1] f. il. ; B.
1.ª edição.
Tiragem: 110 exemplares.
A respeito desta obra, e com a devida vénia, reproduzimos a descrição que dela faz Miguel de Carvalho no seu excelente catálogo «Descrição Bibliográfica Camiliana»:
“O autógrafo reproduzido consiste numa poesia datada e subscrita: Porto 8 de Janeiro de 1855 e vem antecedido de uma introdução não assinada mas que se sabe ser da autoria de Joaquim Madureira (Braz Burity). A edição, cujos exemplares são hoje muito raros, foi confinada apenas a 110, impressos em excelente papel Wathman e todos numerados [o presente com o número 35] e acompanhados de um retrato de Camilo impresso sobre papel couché.”
..................................
"Em mãos de bibliophilos, de collecionadores , de curiosos, de amadores e até de indifferentes, andam autographos - uns ineditos, na sua belleza romantica, como esse que inedito se nos afigura e em fac-simile se reproduz n'esta planqueta, outros talvez impublicaveis na sua rispida intimidade. [...]
Com todos esses materiaes poder-se-ia formar ainda um volume ou volumes de «Camillo Posthomo» e o producto d'essa edição poderia ser como que o fundo da subscrição para o seu monumento - como para esse fundo - gota de agua no oceano - é a receita integral d'estes cento de dez exemplares que mão amiga, carinhosa mão de um obscuro e enthusiasta admirador de Camillo, hoje offerece, commemorando o vigesimo quarto anniversario do seu passamento, a cento e dez admiradores do Mestre dos Mestres."
(excerto do preâmbulo)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Conserva na lombada as fitas cruzadas, em vermelho, servindo de costura.
Muito invulgar.
Peça de colecção.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário