05 setembro, 2015

BARREIROS, P.e Manuel d'Aguiar - A CAPELLA DOS "COIMBRAS". Dedicada a Nossa Senhora da Conceição da Guia em Braga. Porto, Marques Abreu, 1922. In4º (25cm) de 15, [1] p. ; [12] p. il. ; B.
1.ª edição.
Muito ilustrada com fotografias e desenhos esquemáticos da Capela em folhas separadas do texto.
"Como é sabido, o denominado estylo Manuelino resultou da combinação do estylo ogival florido, ou flamejante, e da Renascença. Foi assim que, em identidade de circumstancias, se constituiram, nos fins do seculo XV e principios do seculo XVI, o Primitivo, na Italia; o de Francisco I, na França; o da Rainha Izabel, na Inglaterra; o Plateresco, na Hespanha.
Distinctos entre si pela feição especial de cada um, não obstante a communidade do ideal acariciado por este periodo de transição, d'entre elles é, sem duvida, para nós e, somos tentados a dizel-o, para todos quantos o teem estudado, o Manuelino o mais interessante. [...]
Do lindo palacete dos Coimbras, demolido, não vae ha muito tempo, pela inesthetica rasoura dos alargamentos camararios, nada remanesce, a não ser as cantarias de algumas suggestivas portas e janellas e o vistoso alfarge do salão nobre, guardados á espera de uma futura reconstrucção, desde logo intentada pelo culto e illustre representante actual da nobre familia, o Ex.mo Snr. D. José de Lencastre.
De pé ficou sómente a capella, a qual, felizmente, as bandeirolas do municipio não abrangeram; e, se é certo já ter desmerecido, que parte, do primitivo donaire, por abafada, no principio do seculo XVIII, pela construcção da capella de Santo Antonio o Esquecido, arrimada, no alto, ao flanco oriental, e, mais ainda, pelo accrescentamento da Egreja parochial de S. João do Souto, que lhe escondeu inteiramente a face do norte, nem por isso ella deixa de  impôr-se á consideração de todos, pelo marcado destaque e peregrina belleza que a caracterisa, sem rival, no paiz."
(excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas sujas, levemente oxidadas.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário