03 setembro, 2015

ALMEIDA, Rodrigo Vicente de - A CRUZ DE VILA VIÇOSA. Monografia histórica, redigida à vista de documentos inéditos existentes na Biblioteca Real da Ajuda, pelo oficial da mesma biblioteca... Comentário em guisa de Prefácio pelo Dr. João Couto, Director do Museu Nacional de Arte Antiga. 2.ª edição dada à estampa pela Fundação Casa de Bragança. Lisboa, Fundação da Casa de Bragança, 1957. In-4º (25,5cm) de 48, [12] p. ; [3] f. il. ; B.
Bonita monografia adornada com três estampas: um retrato do autor e duas representações da cruz-relicário, vista pelas faces, anterior e posterior.
                              ...............................................
"Rodrigo Vicente de Almeida conseguiu decobrir o nome do autor da peça de Vila Viçosa - Francisco de Vellejo -, oriundo de Castela, mas servidor da Casa de Bragança ao qual foi confiado «o desempenho do valioso artefacto confiado à sua habilidade e honradez».
Principiada em 1656-1657 o artista trabalhou depois na cruz para o Santíssimo Lenho da sereníssima Casa de Bragança e fê-lo com toda a competência e aplicação de que era capaz.
O autor da monografia, seguindo os documentos trocados com António de Cavide, escrivão da puridade do rei D. João IV, dá-nos a história da fabricação, dos gastos feitos com a obra e da forma como a encomenda se liquidou." 
(excerto do prefácio)
"A ilustre Casa de Bragança era já, antes de subir ao trono, uma das mais poderosas da Europa, rivalizando em magnificência com algumas cortes, como escreveram historiadores desse tempo, entre os quais os estrangeiros Filippe Cluverio e João Brotero, que a reputavam senhora da terça parte de Portugal, e o seu chefe o mais rico vassalo de toda a Europa. [...]
Entre os objectos de culto possuía a capela do paço ducal de Vila Viçosa inúmeras relíquias, tornando-se sobre todas notável um grande Santo Lenho, no qual o duque D. Teodósio II, conforme no-lo conta o autor da História Genealógica, institui um morgado que intitulou: Morgado da Cruz.
É a história da notável relíquia e da preciosa cruz que a encerra que hoje intentamos narrar, apoiado nos documentos originais existentes entre os Mss. da Biblioteca Real da Ajuda..."
(excerto da introdução, O Morgado da Cruz)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Pouco vulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário