Bonita monografia adornada com três estampas: um retrato do autor e duas representações da cruz-relicário, vista pelas faces, anterior e posterior.
...............................................
"Rodrigo Vicente de Almeida conseguiu decobrir o nome do autor da peça de Vila Viçosa - Francisco de Vellejo -, oriundo de Castela, mas servidor da Casa de Bragança ao qual foi confiado «o desempenho do valioso artefacto confiado à sua habilidade e honradez».
Principiada em 1656-1657 o artista trabalhou depois na cruz para o Santíssimo Lenho da sereníssima Casa de Bragança e fê-lo com toda a competência e aplicação de que era capaz.
O autor da monografia, seguindo os documentos trocados com António de Cavide, escrivão da puridade do rei D. João IV, dá-nos a história da fabricação, dos gastos feitos com a obra e da forma como a encomenda se liquidou."
(excerto do prefácio)
Entre os objectos de culto possuía a capela do paço ducal de Vila Viçosa inúmeras relíquias, tornando-se sobre todas notável um grande Santo Lenho, no qual o duque D. Teodósio II, conforme no-lo conta o autor da História Genealógica, institui um morgado que intitulou: Morgado da Cruz.
É a história da notável relíquia e da preciosa cruz que a encerra que hoje intentamos narrar, apoiado nos documentos originais existentes entre os Mss. da Biblioteca Real da Ajuda..."
(excerto da introdução, O Morgado da Cruz)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Pouco vulgar.
10€
Sem comentários:
Enviar um comentário