19 setembro, 2015

AZEVEDO, António de - O MAUSOLÉU DE S. FRUTUOSO DE BRAGA. Guimarães : 1961-1964. Braga, [s.n. - Livraria Cruz], 1965. In-4º (26,5cm) de 48 p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Bonita monografia, totalmente impressa sobre papel couché, ilustrada com desenhos no texto e fotogravuras em página inteira.
"A Capela de São Frutuoso ou Capela de São Frutuoso de Montélios, situada em S. Jerónimo de Real (Braga), é uma pequena capela datada da segunda metade do século VII, ou seja pré-românica. «Montélios» é a tradução de «Monte Pequeno». Nas «Inquirições» do rei D. Dinis esse local é chamado de «Montêlhos». Diversas doações do séc. IX e X, falam neste monte, as quais estão patentes no livro ’’Fidei’. Esta capela de traça visigótica, parece ter sido inspirada nos Mausoléus bizantinos. O seu interior pode considerar-se como um verdadeiro exemplar da Arquitectura islâmica. Foi mandada edificar por São Frutuoso, bispo de Braga e de Dume e daí o seu nome actual. Inicialmente foi-lhe dado o nome de capela de São Salvador de Montélios. Durante o século XVII, foi incorporada no Convento de São Francisco.
Ao longo da sua existência, esta capela sofreu diversas alterações. Durante a ocupação moura grande parte deste templo foi destruído, tendo sido reconstruído durante os séculos X e XI, o que lhe deu um aspecto visigótico.
Esta capela foi classificada como Monumento Nacional (Decreto 33 587, DG 63, de 27 de Março de 1944)."

(in wikimapia.org)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário