05 maio, 2015

NORONHA, Eduardo de - O VESTUARIO : historia do traje desde os tempos mais remotos até á Idade-Média. Compilação das obras de maior autoridade sobre o assunto. Ornada com mais de duzentas gravuras. Lisboa, Imprensa Libanio da Silva, 1911. In-8º (19,5cm) de 317, [3] p. ; mto il. ; E.
1.ª edição.
Obra ilustrada com centenas de gravuras de rara beleza a acompanhar o texto.
Excelente monografia sobre a história do vestuário.
"Todas as nações civilizadas, que dispôem de ampla instrução publica, possuem obras mais ou menos desenvolvidas sobre a indumentaria ou historia do vestuario, uniformes, armaria, ceramica, mobiliario, meios de transporte, ourivesaria, carpintaria, etc., etc. As tentaivas feitas em Portugal e, se não estamos em erro, no Brasil, neste genero, teem sido tão pequenas e tão isoladas que, quasi se pode afirmar, não contam nenhum trabalho completo.
Seria prolixo demonstrar quanto é necessaria ás pessoas que se dedicam ás Bellas Artes; ao operariado de diversas industrias, graficas ou não; aos artistas de theatro; aos que exercem a sua actividade de espirito na literatura, em geral, e na dramaturgia, em particular; aos escritores militares; aos jornalistas; aos críticos de arte; e até ás creanças; a quantos aproveita o estudo da archeologia, de perto ou de longe, que são todos quantos teem olhos para ver e cerebro para pensar, especialistas ou amadores, uma obra desta categoria."
(excerto da introdução, Ao leitor)
 
Matérias:
I - Semitas e etíopes. II - Cananeos, fenicios e hebreus. III - Assyrios e babylonios. IV - Os arabes. V - Médos, persas e tríbus da Asia Menor. VI - Os gregos. VII - Os etruscos. VIII - Romanos. IX - Celtas (gallos) e germanos. X - Sarmatas e dacios. XI - Scytas e partos. XII - Os ultimos tempos da Roma christan. XIII - Os byzantinos. XIV - Anglo-saxões e anglo-normandos. XV - Francos. XVI - A França feudal. XVII - Os allemas na Italia. XVIII - Italianos. XIX - Inglêses e francêses. XX - Hespanhoes e mouros. XXI - A Alemanha nos seculos XIV e XV. XXII - Vida mediéva, militar e particular.
Belíssima encadernação em meia de pele com a lombada e as pastas trabalhadas a seco e a ouro. Conserva as capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Invulgar e muito apreciado.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário