18 maio, 2015

CASTRO, Pe. Francisco Manuel de - MAJOR NEUTEL DE ABREU. O maior vulto da nossa ocupação no norte da Província de Moçambique. Lisboa, Edição da Casa da Comarca de Figueiró dos Vinhos, [Composto e impresso na Tipografia da L. C. G. G., Lisboa], 1941. In-4º (22,5cm) de 32 p. ; B.
1.ª edição.
Biografia militar de Neutel de Abreu, militar português que participou nas campanhas de África, em Angola e Moçambique, desde 1891 até 1920.
"Nêste mesmo mês [Janeiro de 1907], fez uma aliança de sangue com o régulo Mukapera. Esta cerimónia consistiu no seguinte: - Cada um dêles deu um golpe no pulso, uniram as suas feridas; e esfregaram as testas de cada um, uma na outra.
Diz o próprio Neutel de Abreu: - «Êste acto parecerá à primeira vista fantochada, sobretudo para aqueles que não conhecem os usos e costumes dos indígenas. O que é certo, é que este acto deu maravilhosos resultados no decorrer da ocupação do Distrito, quer poupando muitos contos de reis ao Estado, quer poupando vidas de soldados; porque, considerando-me o régulo seu irmão mais velho depois da nossa aliança, nunca mais se recusou a fornecer os homens armados que eu lhe pedia, não só centos dêles mas até milhares. Estes homens, fornecidos pelo régulo Mukapera, prestaram sempre relevantes serviços em tôdas as campanhas em que tomaram parte, quási tôdas as do Distrito, e até contra os alemães no Niassa»."
(excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas vincadas.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário