14 maio, 2015

ANJOS, Padre Fr. Manoel dos - HISTORIA // VNIVERSAL // EM QUE SE DESCREVEM // OS IMPERIOS, MONARCHIAS, // Reynos & Provincias do mundo, com // muitas cousas notaveis, que // ha nelle.// COPIADA DE DIVERSOS // Authores, Chronistas approvados, & // authenticos Geographos. // A FRANCISCO CABRAL SENHOR // da casa de Belmonte. // PELO PADRE FR. MANOEL // dos Anjos Religioso da Terceira Ordem // de S. Francisco. // EM COIMBRA. // Com todas as licenças necessarias. // Na Officina de Manoel Dias mercador de livros. // Anno 1651.
In-8.º (19,5cm) de [24], 502 p. ; E.
Rara obra seiscentista. A Biblioteca Nacional possui apenas um exemplar em mau estado, com acesso reservado. Segundo a mesma Biblioteca, esta edição será a 2.ª, ou uma impressão contrafeita da 1.ª edição, publicada no mesmo ano (1651).
A obra divide-se em três partes:
Livro I. Em que se trata dos Reynos, e Provincias da Evropa;
Livro II. Em que se trata de Asia, sevs Imperios, e Monarchias, Reynos, e Provincias;
Livro III. De Africa, qve he a terceira parte do Mundo.
A Portugal são dedicados três capítulos:
- Do Reyno de Portugal, segundo as relações mais autenticas, & verdadeiras.
- Das Provincias, & ilhas sogeitas a Portugal.
- Em que se descreve a nobreza de Portugal.
"Alguns amigos, que consersaraõ comigo, ouvindome falar em grandezas, & prodigios do Vniverso, segundo que os tinha lido nos Authores que escreveraõ dellas me faziaõ a cada passo perguntas, a que eu satisfazia, se estava lembrado da lembrado da liçaõ dos livros; outros me pediraõ, que dos que pudesse alcançar fizesse hum breve compendio & recopilaçam, de que elles tambem se aproveitassem, tendo junto o que está repartido em muitas relações, & livros, cõ tanta difficuldade de se acharē, como se poderē lerse por estēso. Obedici, por mo pedir quē mo podia mãdar. [...]
Os que quiserem censurar a obra, o pódem fazer muy livremente, porque nem ella, nem o Author se deraõ por offendidos, a obra por invencivel, & po Author por exposto, & com o animo prevenido a tudo o mais que de que os outros se queixaõ. [...]
Nesta obra me sogeito espontaneamente ao que julgarem os bens effectos, & entendidos dizendo com S. Anastasio Sinaita lib Hexameron: A maneira de formiga recolho os graõs, que ficàrão pelo campo, & como cachorrinho me aproveito das migalhas daquelle esplendido banquete das obras dos Santos Doutores. Assi eu por este modo me aproveitei para a presente do que escreveram os Chronistas, & Geografos acerca do Vniverso..."
(excerto do Prologo ao leitor)
Fr. Manuel dos Anjos (1595-1653). "Naceo no lugar de Manteigas do Bispado da Guarda sendo bautizado a 11. de Fevereiro de 1595. Foraõ seus progenitores Manoel Pirez Alrote, e Maria Cupeira. Professou o instituto da Ordem Terceira da Penitencia no Serafico Convento de S. Francisco da Pesqueira a 3. de Mayo de 1615. Estudou as sciencias escholasticas no Convento de N. Senhora de JESUS de Lisboa onde dictou aos seus domesticos Theologia Moral em que foy insigne. Depois de exercitar o officio de Procurador da Provincia pelo espaço de seis annos foy Secretario do Provincial Fr. Manoel Botelho, e no anno de 1645. foy eleito Ministro do Convento de Nossa Senhora da Esperança junto á Villa de Belmonte no Bispado da Guarda. Teve vasta noticia das letras divinas, e humanas que se illustravaõ com as virtudes religiosas, que practicou com veneraçaõ dos domesticos, e admiraçaõ dos estranhos. Falleceo piamente no Collegio de Coimbra a 19. de Novembro de 1653. quando contava 58. annos de idade e 39. de Religiaõ.
Compoz.
Triumfo da gloriosa Virgem Maria concebida sem pecado Original. Lisboa por Lourenço Crasbeeck. 1638. 4º Neste livro juntou muitas Poezias Latinas, Castelhanas, e Portuguezas em aplauso da mesma Senhora.
Historia Universal do mundo em que se descrevem os Imperios, Monarchias, Reynos, e Provincias do mundo com muitas cousas notaveis que ha nelle. Coimbra por Manoel Dias 1651. 4º e Lisboa por Miguel Deslandes 1702. & ibi por Manoel Fernandes Costa 1735. 4º
Politica predicavel, doutrina moral do bom governo do mundo. Lisboa por Miguel Deslandes 1693. fol. & ibi pelo dito Impressor 1702."
(MACHADO, Diogo Barbosa, 1682-1772. Bibliotheca Lusitana. Historica, Critica e Cronologica, 1752, Tom. III, 179)
Encadernação recente cartonada com dourados na lombada.
Exemplar em bom estado de conservação. Orifício de insecto na f. rosto. De acordo com informação da BNP, encontra-se em falta a última folha (em branco) do livro.
Muito raro.
Peça de colecção.
250€

Sem comentários:

Enviar um comentário