09 maio, 2015

CAMPOS JUNIOR, Antonio de - VICTORIAS D'AFRICA. A defeza de Lourenço Marques e as campanhas do Valle do Incomati e do Paiz de Gaza : 1894-1895. Lisboa, Typ. - Rua do Norte, 46, 1.º - Esq., 1896. In-8.º (20cm) de 330, [4] p. ; [16] f. il. ; [1] mapa desd. ; il. ; E.
1.ª edição.
Ilustrada um mapa desdobrável - Planta do terreno onde se effectuaram as operações de guerra nos districtos de Inhambane e Lourenço Marques (escala 1 : 1.000.000), e com retratos extratexto de alguns militares, combatentes em África, mais prestigiados da época: Canto e Castro; Moraes e Sousa; Filippe Nunes; Caldas Xavier; Ivens Ferraz; Paiva Couceiro; Freire d'Andrade; Diogo de Sá; Soares Andrêa; Eduardo da Costa; Sousa Machado; Eduardo Galhardo; Mousinho d'Albuquerque; Sanches de Miranda; Costa e Couto; e do régulo Gungunhana.
"Está na memoria e no coração de nós todos, homens de Portugal, esta singelissima synthese da nossa maior gloria contemporanea:
Para salvar a cidade de Lourenço Marques, assediada pelos cafres, e para assegurar a soberania portugueza nos sertões de Gaza e do Incomati, partiram de Portugal cerca de tres mil homens do exercito. Desaffrontando a cidade em perigo, reoccupando Angoane, dispersando os cafres, perseguindo-os em marchas penosissimas, batendo-os em Marracuene, vencendo-os em Magul, a elles e aos vátuas, pondo-os em fuga em Chinavane, destroçando os vátuas e buingelas em Coolella, tomando o kraal de Manjacaze, assaltando nas florestas o ultimo asylo do regulo Gungunhana e aprisionando-o, em presença de tres mil vátuas estupefactos; esses expedicionarios, que a marinha auxiliou destemidamente nas suas operações dos rios Incomati e Limpopo, trouxeram a Portugal, subitamente, com o nosso prestigio redivivo, o maior triumpho que, n'este momento historico, podia acriciar a alma da nação.
Voltou á patria a maior parte d'esses bravos, É consolador saber que elles venceram; é enternecedor lembrar como elles foram victoriados.
E aqui está o thema inteiro d'este livro, esboço apenas de uma grande historia, que a alma do auctor comprehende commovidamente, mas que a sua penna obscura não sabe escrever completa."
(excerto do prefácio)
Matérias:
I - Expedições militares. II - Precedentes e confrontos. III - Moçambique. IV - Os vátuas. V - A rebellião dos cafres. VI - A defeza de Lourenço Marques. VII - Para a Africa. VIII - As primeiras operações. IX - O quadrado de Marracuene. X - O plano da campanha. XI - Pequenas operações. XII - O quadrado de Magul. XIII - Em Chinavane e no Limpopo. XIV - De Inhambane para Chicomo. XV - O quadrado de Coolella. XVI - Destruição de Manzjacaze. XVII - A façanha de Chaimite. XVIII - Glorificações.
Meia encadernação em chagrain, com cantos, e ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Invulgar.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário