20 maio, 2015

BEÇA, HUMBERTO - SOB A METRALHA. Episódios da Grande Guerra. Porto, Edição da Escola Secundária de Comércio, [1919?]. In-4º (22,5cm) de 191, [3] p. ; [1] f. il. ; E.
1.ª edição.
Ilustrada com um retrato do autor em extratexto, e bonitos desenhos a acompanhar as letras capitulares no início de cada episódio.
Conjunto de crónicas da Grande Guerra.
"Um episódio!
Quantos? Quantos rasgos de heroísmo, de audácia, de generosidade, de bravura não passaram anónimos, não ficaram desconhecidos na acção individual de cada combatente, nessa luta em que cada soldado foi um patriota, cada patriota um herói e cada herói um gigante, multiplicando fôrças, reunindo energias, na santa emulação de dar pela Pátria a maior sóma do seu esfôrço, a maior porção do seu sangue?
Quantos? Quantos, que acto contínuo pagaram com a própria vida uma acção de temeridade, um rasgo de bravura, que a Pátria coroaria com os loiros da glória, mas que uma bala inimiga coroou antes com as névoas da morte?
Quantos, que com a própria vida sepultaram entre montões de cadáveres, entre charcos de sangue, gestos da mais audaciosa valentia, arrojos épicos que fariam dêles épicos heróis, e por cujo sacrossanto esfôrço ali perdido, cortado pelas rajadas de ferro do inimigo, nem o nome modesto poderão ter entre os de outros bravos que à Pátria tudo deram, perdidos êles, desconhecidos, na amálgama de carne, de terra, de aço, em que os confundiu a derrocada da batalha?
Quantos?!... Quantos!..."
(excerto do texto, Um episódio da guerra)
Índice:
I - Um episódio da guerra. II - Suprema dor. III - A invàsão. IV - O atirador de Verdun. V - Nestheroff. VI - A administração militar francesa bate-se na batalha da Flandres. VII - Ficamos! - 9 de Abril de 1918. VIII - Argolado - Um episódio de 1870. IX - Col-di-Lana. X - A retirada dos Sérvios. XI - A maior dor humana. XII - O blockhaus de Neuve-Chapelle. XIII - A feiticeira de Crignols. XIV - A morte do sudanês. XV - Kultur! XVI - Portugal... e a Espanha, na Grande Guerra.
Encadernação cartonada recente com ferros gravados a ouro na lombada.
Exemplar em bom estado de conservação. Assinatura de posse datada na f. anterrosto.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário