06 maio, 2015

DUARTE, Antonio Luiz Soares - DESCOBERTAS E MARAVILHAS DAS SCIENCIAS INDUSTRIAES E DOMESTICAS : publicação illustrada com 39 gravuras e utilissima aos industriaes e donas de casa. Por... Pharmaceutico. Porto e Braga, Livraria Internacional de Ernesto Chardron, Editor, 1880. In-8º (21,5cm) de [2], 463, [1] p. ; il. ; E.
1.ª edição.
Obra curiosíssima, verdadeira panaceia informativa para todo o tipo de situações, algumas, as mais insólitas. As matérias tratadas são em número de 234, e encontram-se apresentadas por ordem alfabética.
Alguns exemplos:
- Acidez do vinho [meio de a fazer desaparecer]. - Angina; remedio contra. - Balsamo acustico. - Bebida hygienica. - Bexigas; meio de evitar as cicratizes resultantes d'ellas. - Cabellos; meio de os ennegrecer; - Cabellos; meio de o fazer crescer. - Cães de caça; modo de os obter com muito faro. - Cremes peitoraes. - Dynamite. - Elixir da magnanimidade. - Gravura em vidro. - Gravura em cobre. - Melhor pão e mais quantidade com a mesma porção de farinha; meio de o obter. - Nodoas; meio de as tirar. - Papel incombustivel. - Pós para abundar o leite. - Ratos; meio de os extinguir. - Rheumatismo. - Tinta dos pintores.
"Um livro que expozesse o mais facil e o mais resumidamente possivel os processos e substancias necessarias para conseguir objectos que se compram por um preço ás vezes avultado, é desde muito tempo uma necessidade á economia e á harmonia d'uma casa, ao augmento de receita d'um estabelecimento commercial e ao desenvolvimento da industria.
Este livro reune o que fica dito, determinando ainda um passatempo util a todos os respeitos. [...]
É justa a denominação d'este livro. Contém realmente descobertas apreciaveis e apresenta maravilhas, porque todos os fructos da chimica são maravilhosos e a elles se deve em parte o nosso progresso."
(excerto da introdução)
Encadernação de amador em meia de percalina com cantos. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Assinatura de posse na f. rosto e na 1.ª p. texto. Trabalho de xilófagos, marginal, junto ao canto superior dto na f. que sucede ao rosto.
Muito invulgar.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário