21 maio, 2015

RODRIGUES, Duarte - AOS MONTES HERMINIOS. (Impressões de uma viagem de exploração desportiva na Serra da Estrella organisada pela revista «Tiro e Sport»). Lisboa, Comp. e impr. na Typ. do Annuario Commercial, 1912. In-8.º (22cm) de 135, [1] p. ; [16] f. il. ; B.
1.ª (e única) edição.
Obra ilustrada com 16 fotogravuras em folhas separadas do texto.
Valorizada pela dedicatória autógrafa do autor.
"Não ha ninguem a quem se falle da Serra da Estrella que não conheça a existencia n'ella de qualquer cousa que faz muito bem ás saudes abaladas.
Mas não posso deixar de clamar a attenção para a nossa Serra, dizendo aos meus compatriotas que o dinheiro e a saude que deixam em Badajoz e em outros pontos, póde muito bem ficar no paiz. Vão passar uns dias aos Montes Herminios, gosar as altitudes, trepar, marchar e... respirar.
Além do excellente exercicio muscular que uma digressão a pé offerece a quem não teme as jornadas - e pobre da creatura que não tiver coragem para substituir os sapatinhos de fita com que apparece nas soirées no Casino ou nos bailes da Sociedade Vinhato-Musical, pelas grossas botas cardadas com que grimpámos aos mais asquerosos picos! - tomam visões novas, espectaculos desconhecidos, colhem as melhores lições que a natureza póde dar.
A viagem é o renovador do ser physico e mental, o conservador do equilibrio organico nos seres sãos e d'uma utilidade indispensavel para o tratamento d'uma serie de affecções para que não ha agente no arsenal therapeutico. [...]
Dada ainda a circumstancia de o nosso meio desportivo contar poucos adeptos no trabalho da propaganda com proficiencia technica - e a esse facto se deve attribuir a falta de iniciativa na implantação de alguns desportos no nosso regimen desportivo - com a aggravante ainda de esses elementos de trabalho, pelas suas occupações profissionaes, nem sempre poderem consagrar o tempo e o cuidado ás multiplas questões que sobraçam um movimento na causa, estava no meu animo aproveitar a minha primeira visita á Serra para colher as impressões necessarias a alguma cousa tentar fazer que de commum estivesse com a cruzada a que por enthusiasmo me dedico ha um par de annos.
E espero não dar por perdido o meu tempo, ainda que em vida não veja o que gostaria de vêr fazer em Portugal - alpinismo e desportos de inverno!
Mas poder-se-ha fazer em Portugal qualquer d'estas cousas?
Tentarei demonstral-o n'esta despretenciosa descripção onde, a par das impressões de uma viagem, faço um relato de impressões thecnicas, segundo a minha maneira de vêr, embora que auctoridade me não possa ser attribuida senão... pelo que vi e pelo que li em obras da especialidade que me apressei em mandar vir."
(excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário