09 março, 2023

MANUAL DO TIRADOR DE CERVEJA.
7.ª edição
. Lisboa, Sociedade Central de Cervejas, [196-]. In-8.º (16,5x12 cm) de 85, [3] p. ; il. ; B.
Curioso manual da Central de Cervejas, conheceu diversas reimpressões - atestando o seu interesse teórico-prático - sendo uma obra invulgar hoje em dia. Esta 7.ª edição terá sido a última publicada, algures nos primeiros anos da década de 60, sendo a 1.ª datada de 1958.
Livro ilustrado no texto com desenhos, tabelas e fotografias de aparelhos relacionados com o tema em estudo.
"«Usa e serás mestre», diz um velho rifão cheio de sabedoria que a experiência reclama a cada momento. As noções de uma ciência que hoje estudamos nos livros e tanto facilitam a sua aprendizagem, foram anteriormente meros dados empíricos fornecidos pela prática tacteante.
A Prática é soberana. É a mãe da Teoria e a rainha do Êxito. É ela que elucida o raciocínio, que confere a competência, que comanda a acção acertada. Por sua vez, o êxito de uma profissão traduz-se pelos seus resultados práticos... isto é: pelos proventos que ela proporciona.
Sempre a Prática! Até o próprio estudo e uma teoria é uma acção prática... [...]
A Prática pressupõe, portanto, uma prévia formação teórica. E esta uma consciente formação moral. Só quando engloba a Moral, a Teoria e a Prática, a formação profissional pode considerar-se completa. Então, a probabilidade de êxito apresenta-se plena.
É uma cadeia de sucessos indissolùvelmente ligados uns aos outros e em progresso incessante:

MORAL - TEORIA - PRÁTICA - ÊXITO - LUCRO - MELHORIA DE SITUAÇÃO

A perfeita formação profissional do Tirador de Cerveja adquire-se pela conjugação de 3 disciplinas fundamentais, muito simples, que o Candidato deve estudar com igual carinho, porquanto nenhuma é menos importante do que as outras. São elas:
Formação Teórica, que se divide em duas partes. Consiste a primeira no conhecimento exacto do que é a Cerveja; a segunda, na aprendizagem de certas noções relativas ao desempeno das funções de «encarregado» e as respeitantes às instalações que lhe confiam.
Formação Prática, pela qual aprende a manejar a «aparelhagem», a tirar a Cerveja e a solucionar acertadamente qualquer problema técnico.
Formação Profissional pròpriamente dita, que promove, no candidato, a esclarecida consciência da sua tripla responsabilidade - em relação ao Público Consumidor, que exige, legìtimamente, um produto saudável servido nas melhores condições higiénicas: em relação ao Comerciante e ao Industrial, esforçando-se por prestigiar a Cerveja cada vez mais, de modo a manter, ou a aumentar, se possível, o seu consumo; e em relação a si próprio, melhorando cada vez mais a sua competência, de modo a aumentar, correspondentemente, os seus Vencimentos."
(Excerto da Introdução)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Manuseado. Capa apresenta vinco no canto superior direito.
Muito invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário