SANCHES, Vicente - MISTÉRIO DE AUSCHWITZ OU UM HINO JUDAICO : peça de teatro em doze curtas unidades: doze aforismos teatrais. [S.l.], [s.n. - Gráfica de S. José - Castelo Branco], 1996 [Imp. 1995]. In-4.º (24,5 cm) de 32, [4] p. ; B.
1.ª edição.
Peça de teatro algo insólita. Um grupo de judeus do campo de concentração de Auschwitz discute a complacência de Deus para com a sua situação; o mais radical deles - o jovem judeu - apunhala a sua amada, de que vai resultar um caso de hipermnésia - o seu - levando-o a fazer algo que não queria, cumprindo dessa forma a última vontade da jovem.
Exemplar muito valorizado pela dedicatória autógrafa do autor a Norberto Ávila (1936-1922), dramaturgo, romancista, contista e poeta português.
"Ainda antes de o pano se erguer, ergue-se uma voz adverte - que todas as cenas da peça, a que iremos assistir, se passaram em Auschwitz.
No campo de concentração de Auschwitz.
Em mil novecentos e quarenta e quatro.
Durante uma hora, porventura, de possível distracção dos guardas.
O pano sobe.
No palco, um pequeno grupo de judeus. Homens e mulheres. Sete ou oito. Ou nove ou dez. Nunca mais, em todo o caso, que doze ou treze."
(Excerto de Mistério de Auschwitz... - I/II)
Vicente Sanches (n. 1936). "Nasceu em Castelo Branco, a 7 de Junho de 1936. Professor do ensino secundário, tem vindo a publicar, desde 1958, uma copiosa obra dramatúrgica, de que só uma reduzida parte tem logrado o acesso ao palco e que se caracteriza por uma curiosa fusão da dialéctica pirandeliana do ser e das aparências com a ambiguidade do moderno teatro do absurdo, levada nas suas peças mais recentes a um grau de explosiva incandescência.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário