SALGADO, José Bénard Guedes - A IGREJA DE SÃO JOÃO DE PALMELA E SEU FUNDADOR JERÓNIMO DE BRITO E MELO. Por... História de Palmela ou Palmela na História : Jornadas de Divulgação e Análise do Passado de Palmela. Palmela, Câmara Municipal de Palmela, 1987. In-8.º (20,5 cm) de [2], 10, [2] p. ; (51-60 pp.) ; B. Colecção Estudos Locais
1.ª edição independente.
Monografia histórica sobre a conhecida capela palmelense. Ilustrada com 4 desenhos no interior, sendo que três deles ocupam uma página.
Opúsculo valorizado pela dedicatória autógrafa do autor a João Alarcão.
"A Igreja ou capela de São João, que deu o nome ao enorme recinto que a rodeia, é um edifício de dimensão relativamente grande, de arquitectura muito sóbria, realçada aqui e ali por elementos que identificam a época da sua construção em pleno séc. XVII.
Talvez a essa dimensão um pouco maior do que é normal ver-se em capelas, se deva o ser frequentemente denominada por igreja de São João. É como tal que a vamos referir neste trabalho
Foi seu fundador Frei Jerónimo de Brito e Melo, que nela jaz em campa rasa, no chão, com a seguinte inscrição lapidar:
SEPULTURA PERPETUA DE FREI HIERÓNIMO DE BRITO DE MELLO, NATURAL DESTA VILLA, COMENDADOR DA VERA CRUZ E BAILIO DE LEÇA, DA SAGRADA RELIGIÃO DE MALTA, QUE FES NESTA IGREJA À SUA CUSTA E A DEDICOU AO GRANDE SAM JOÃO BAPTISTA SEU PATRÃO.
De assinalar esta curiosa nomeação de "patrão" por patrono.
Sendo o tumulado quem a fez à sua custa, tentaremos provar que terá sido construída possivelmente na década de trinta, do séc. de seiscentos.
Mas quem foi Jerónimo de Brito e Melo?"
(Excerto do texto)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Invulgar.
10€
Sem comentários:
Enviar um comentário