VASCONCELLOS, J. de Carvalho e & FRANCO, J. do Amaral - AS PALMEIRAS DE LISBOA E ARREDORES. Por... Separata de: «Portugaliae Acta Biológica» : Vol. II, fac. 4, págs 289-425. [S.l.], [s.n.], 1948. In-4.º (24 cm) de 137, [1] p. (289-425 pp.) ; (XXXI) f. il. ; B.
1.ª edição independente.
Importante trabalho monográfico com interesse histórico e botânico. Trata-se, julgamos, do único trabalho com a grandeza e pormenor dedicado a esta planta/árvore ornamental, que passa pelo levantamento exaustivo de todas as espécies de palmeiras existentes na a área metropolitana de Lisboa - com a respectiva descrição técnica -, amostra que, reconhecidamente, reflete a realidade do território nacional.
Livro ilustrado a p.b. com 31 desenhos e fotografias em página inteira.
"A necessidade de possuirmos bases seguras para a identificação das palmeiras cultivadas em Portugal é a causa do presente trabalho, em que as referidas bases são procuradas.
Como não nos foi possível de momento fazer o reconhecimento minucioso das espécies cultivadas em todo o País, iniciámos este estudo pela identificação das cultivadas em Lisboa e seus arredores, onde, sem dúvida, a maior parte está representada e na posse destes elementos será mais fácil de futuro completar esta identificação.
As palmeiras constituem motivo ornamental frequente nos nossos jardins, parques, avenidas e outros locais, vegetando grande número das suas espécies, entre nós cultivadas, perfeitamente ao ar livre, florescendo e frutificando regularmente e algumas mesmo tendo em determinadas condições regeneração natural. Embora nem sempre concordemos com o seu emprego, não deixamos de considerar que têm o seu lugar próprio entre a Flora ornamental utilizável no nosso País. Como possuem aspectos estéticos diferentes, dimensões diversas, exigências particulares, as variadas espécies de palmeiras apresentam aplicações apropriadas a cada caso, em que a sua utilização seja aconselhável. Por esse motivo, torna-se necessária a sua perfeita determinação e conhecimento, a fim de evitar erros de identificação que conduziriam possìvelmente à aplicação menos adequada dos indivíduos erròneamente classificados."
(Excerto da Introdução)
Matérias:
I - Introdução. II - Referências gerais. III - Descrição das palmeiras estudadas. | Autores citados. | Bibliografia.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário