ANTUNES, João - AS SCIENCIAS MALDITAS. Esboço de Filosofia Hermetica. O Transcendentalismo através da Historia. A indução electro-magnetica dos astros. As sciencias divinatorias perante a critica positiva. A Renascença esoterica de 1886. Lisboa, Livraria Classica Editora de A. M. Teixeira, 1914. In-8.º (19 cm) de 112 p. ; B. Colecção "Psicologia Experimental" - VI
1.ª edição.
Interessante ensaio esotérico sobre "as principais e mais abstrusas fórmas do maravilhoso que numa classificação integral dos conhecimentos humanos pode ser caracterizada pela denominação de Sciencias Malditas".
Exemplar muito valorizado pela dedicatória manuscrita do autor ao poeta Afonso Lopes Vieira.
"A historia do maravilhosos humano é a manifestação mais fecunda do poder criador do espirito. Surgem as gerações no dobar interminavel dos tempos, sucedem-se impassivelmente os seculos e o homem numa ansia perturbadora e exaustante aspira insaciavelmente os efluvios capitosos do mistério da vida e da existencia.
Essa aspiração, que lhe é um rebate d'alma, scinde-se e afirma-se nos hieratismos empolgantes das civilizações extintas.
A esfinge do deserto penetrando com o seu olhar tranquilo uma vastidão interminavel assemelha-se a essa interrogação milenaria do homem para o infinito."
(Excerto do preâmbulo)
"As origens da magia, do transcendentalismo operatorio prendem-se na noute escura da primitividade de todas as raças. É facil encontrar-las nos totems, nos tabus, nos máná de que estão impregnadas as teogonias das civilizações nascentes. O terror absorvente do ignoto, o prestigio impositivo da natureza nas suas grandiosidades vibrantes, o temor-culto do perigo deviam suscitar no homem rudimentar a pavida adoração dos seres obsidiantes que a sua mente criára; timor in orbe primus fecit deos.
A resultante foi o mago. Afeiçoando esse temor ás formas do simbolismo e do culto deu o primeiro passo para a génese das religiões naturalistas, que se desenvolveram e desdobraram, através dos temçpos, sofrendo a erosão do cunho psicologico das raças e da influencia mesologica do habitat."
(Excerto de Nova et Vetera)
Indice:
[Preâmbulo] - A origem e evolução das Sciencias Maditas. O magismo nas Antiguidades oriental e greco-romana, na Idade Media e na Renascença. S. Frei Gil de Santarem. A Reviviscencia de 1886. Nosce te ipsum. | Nova et Vetera. | A continuidade historica duma Tradição Esoterica. | O Homem e o Universo. | A Renascença Esoterica. | Conclusão. | Notas e bibliografia.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas algo sujas com uma ou outra mancha.
Muito invulgar.
25€
Sem comentários:
Enviar um comentário