30 janeiro, 2023

OLIVEIRA, Luna de - O HOMEM VENCEU O ESPAÇO
. Lisboa, Distribuidor Geral: Editorial Século, 1946. In-8.º (19,5 cm) de 387, [5] p. ; B.
1.ª edição.
Curioso livro de "lendas tradições, inventos e célebres realizações da audácia e experiência humanas para a conquista do ar e do espaço interplanetário".
"Pela primeira vez num livro deste género aparecem os inventos aéreos portugueses, dos longínquos tempos a nossos dias, com o relevo merecido e a sua colocação ordenada entre as proezas da história internacional da Aeronáutica."
"O sonho do ar dominou sempre a Humanidade. O homem, grilhetado à Terra pelas leis da gravitação, procurou, desde tempos imemoriais, elevar-se no espaço, librar-se nas alturas, deslocar-se entre as camadas aéreas, num surto ambicioso que o tornasse semi-deus.
A lenda do Ícaro, a bíblica Torre de Babel, a Coluna dos Gigantes e tantos mais contos que se perdem no negrume dos tempos atestam que os homens, numa aspiração suprema de atingir o céu, nunca descançaram na tarefa inglória de penetrar o ignoto.
O azul eucromo da fantasia e a noção zenital que domina quase todos os habitantes da Terra, deram à palavra Céu, até no sentido religioso, a impressão de altura, de lugar superior, de trono elevado."
(Excerto do preâmbulo - Sic itur ad astra!)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário