01 dezembro, 2022

FORTUNA, A. Matos - EXTINÇÃO E RESTAURAÇÃO DO CONCELHO. Um combate singularmente duro. [S.l.], Grupo de Amigos do Concelho de Palmela, 1995. In-8.º (20,5 cm) de 146, [2] p. ; il. ; B. Col. Monografia de Palmela, 3
1.ª edição.
Interessante subsídio para a história do Concelho de Palmela.
Livro ilustrado ao longo do texto com tabelas, fotografias e reprodução fac-símile de documentos relevantes.
Exemplar valorizado pela extensa dedicatória autógrafa do autor.
"Entre outras, uma intenção particular conduziu à edição deste livrinho: - reproduzir alguns documentos, nomeadamente as exposições da Câmara e os "abaixo assinados" da população do concelho a propósito do assunto em causa, naturalmente desconhecidos em Palmela e que jazem fechados em anacrónicas caixas de  de folha atadas a cordel no Arquivo Parlamentar. Considerando, sob várias facetas, revestirem-se de curiosidade e interesse histórico para mais elucidado conhecimento de Palmela e da sua gente em relação a uma época não profundamente distante, mas efectivamente já com poeira do passado histórico (1837 a 1926), parece de inquestionável interesse a sua divulgação..."
(Excerto de Breve Explicação)
Índice:
0 - Breve Explicação (à guisa de Prefácio). | I - Aspectos Gerais: 1. Duas palavras acerca da criação dos concelhos em geral e, em particular, do de Palmela. 2. Palmela e Setúbal - Confrontações de confrontações em tempos idos. 3. Extinção e mais de metade dos concelhos no século XIX. II - Supressão e Restauração do Concelho de Palmela: 1. Antes da Extinção. 2. Reacções após a extinção. 3. 1898, ano da restauração de quase meio cento de concelhos. 4. Após a implantação da República. 5. Finalmente, a solução justa. 6. Capitulo suplementar: a criação do distrito de Setúbal. III - Encerramento: 1. Posfácio. 2. Bibliografia. 3. Reprodução de documentos anexos.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Invulgar.
Com interesse histórico e regional.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário