MORENO, Capitão Mateus - ASPECTOS MILITARES DA DEFESA DE ANGOLA. Separata da «Revista Militar». Lisboa, [s.n. - Composto e impresso na Tipografia da Liga dos Combatentes da Grande Guerra - Lisboa], 1940. In-4.º (23 cm) de 13, [3] p. ; il. ; B.
1.ª edição independente.
Interessantíssimo ensaio militar sobre a defesa de Angola, sendo as considerações do autor baseados no presente da colónia e na análise de dados estatísticos.
Opúsculo ilustrado com tabelas e um mapa de Angola: Esquema da actual distribuição das unidades e serviços militares da colónia.
Muito valorizado pela dedicatória autógrafa, na capa, do autor ao "querido e velho amigo Dr. Francisco Carmo e Cunha".
"Como elementos de mobilização próprios, Angola deverá contar, para a sua defesa, com os europeus de metrópole que a habitam, com os europeus nascidos na colónia e com os respectivos indígenas e mestiços; não sendo, porém, todos estes elementos ainda bastantes para que se possa já pôr de lado o antigo recurso às expedições metropolitanas, sempre muito dispendiosas e sujeitas a outros inconvenientes em demasia conhecidos, e porque também não é, de facto, tão abundante já a população da colónia, que se nos apresente como de temer o problema da saturação demográfica, não falta quem, fundamentado em razões que muito interessam à resolução simultânea de dois problemas - o da colonização e o da defesa militar - alvitre a transfusão dos excedentes da população metropolitana para os locais de Angola considerados mais aptos à fixação do branco.
A pergunta: colonos ou soldados?, acorrem, então, os que assim opinam, com a firme resposta: - Colonos!, mas colonos que, no momento próprio, possam transformar-se em verdadeiros soldados, pegando em armas para a defesa do seu torrão, pois não se explica que um tão honroso encargo pudesse se confiado quási exclusivamente ao indígena, num sacrifício deveras pesado, sendo dêle dispensados aquêles a quem, mais do que ninguém, deve interessar a defesa da própria terra."
(Excerto de Como deve ser feita a defesa de Angola? Soldados ou colonos?)
Matérias:
[Preâmbulo]. I - Como deve ser feita a defesa de Angola? Soldados ou colonos? II - Angola é, dentre todos os países intertropicais, o que possue maior densidade de população branca. III - A organização defensiva de Angola. Números e possibilidades. IV - A lei-programa da reconstituïção económica e defesa nacional e a valorização do indígena.
Exemplar brochado em razoável estado de conservação. No interior é visível mancha de humidade antiga, de alguma dimensão, transversal ao livro. Com sublinhados e notas manuscritas laterais.
Raro.
Com interesse histórico e colonial.
Sem registo na BNP.
20€
Sem comentários:
Enviar um comentário