AGOSTINHO, José - A SANTA DOS IMPOSSIVEIS. Lisboa, Parceria Antonio Maria Pereira : Livraria Editora, 1931. In-8.º (20 cm) de [14], 152 p. ; [1] f. il. ; E.
1.ª edição.
Biografia romanceada de Santa Rita de Cássia (1381-1457), freira agostiniana da diocese de Espoleto, Itália. Devido aos milagres obtidos por sua intercessão o povo deu-lhe o nome de "Santa das causas impossíveis", tendo sido venerada sobretudo em Itália, Portugal e Espanha, onde o seu culto alastrou rapidamente.
Livro ilustrado em separado com reprodução de uma pintura da Santa.
"A tarde de 22 de Maio de 1381 veio cálida e embalsamada, propicia a idilios e clemencias. Antonio Mancini não fôra á herdade, seu labor e sustento.
Amata aconchegara-se no cadeirão da sua camara, envolta em roupagens. Tiritava, como se o tempo não fosse de sol estival e gemia como fonte crispada pelos ventos do sul, num pressentimento de vendaval e horror.
A aproximação do parto cobria-a de convulsões e agonias, de calafrios e espasmos. Esperavam com ansia pela parteira, que áquelas horas já tinha partido de Cassia na sua burrinha, nada e criada na Sardenha longinqua.
A sua burrinha! Firme e veloz de passo, robusta e amoravel, zelosa como se entendesse e amasse a sua missão, o seu relincho estridente era o alento, o repouso e o jubilo das parturientes daquelês rincões."
(Excerto do Cap. II)
José Agostinho de Oliveira (Lamego, 1866 - Lisboa, 1938). "Mais conhecido por José Agostinho, foi um professor, escritor, dramaturgo e crítico literário português. Autor de vasta obra em prosa e em verso. Escreveu ainda para a imprensa portuguesa e brasileira.”
(Fonte: Wikipédia)
(Fonte: Wikipédia)
Encadernação editorial inteira de percalina com feros gravados a seco e a ouro nas pastas e na lombada. Conserva a capa de brochura frontal.
Exemplar em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário