11 dezembro, 2022

NORONHA, Eduardo de - HISTORIA DA POLONIA.
Fastigio e decadencia de um povo. Compilada por... Lisboa, Empresa Lusitania Editora, 1915. In-8.º (19,5 cm) de 191, [1] p. ; B.
1.ª edição.
História da Polónia pela pena de Eduardo de Noronha, um dos mais considerados prosadores portugueses do primeira quartel do século passado, publicada no segundo ano da Grande Guerra - sexto após a implantação da República.
Obra interessante, com actualidade, dadas as presentes circunstâncias bélicas, permite constatar a evolução geopolítica desses territórios nos últimos 100 anos.
"A compilação da Historia da Polonia foi feita com um patriotico intento: o de evitar que, quem a ler, pratique, dentro da sua esphera de acção e dos limites do possivel, os mesmos erros politicos commetidos pelos imprudentes e desditosos polacos."
(Excerto de Ao leitor)
"A Polonia, Polska, como lhe chamam os seus naturaes e Polcha segundo a denominação dos russos, tira o seu nome do termo slavo polê, planicie, pois chão é quasi a totalidade do seu territorio. [...]
Nenhum paiz offerece exemplo mais eloquente, de como são deleterias e perigosas para a independencia de um povo as desavenças intestinas de quem o governa. Nação rica, poderosa, intrépida e intelligente, prolongava-se, no seculo XVIII, desde a Esthonia, no Baltico, até a Ukrania, no Mar Negro; desde a Lithuania, visinha de Moscovia, até Varsovia que confinava com a Moravia. Isto, é, estendia-se, com a Lithuania, pelas bacias do Varta, Vistula, Duina, Dnieper e Dniester superior. Jungia sob o seu dominio, além dos polacos propriamente ditos e dos slavos do Baltico, os lituanios, os naturaes da Russia Branca, os da Pequena Russia, os ruthenos, e possuia cidades prósperas, florescentes, com uma população de muitos milhões de habitantes."
(Excerto de I - Lendas, tradições e chronicas)
Indice dos Capitulos:
I - Lendas, tradições e chronicas. II - De Vladislau II a Alexandre I. III - O cyclo dos Jagiellos. IV - Symptomas de decadencia. V - Os cossacos. VI - A cegueira politica. VII - O principio do fim. VIII - Derradeiras esperanças.
Exemplar brochado, por aparar, em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos; lombada apresenta falhas de papel de algum relevo.
Invulgar.
Com significado histórico e político.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário