19 novembro, 2022

CASTELLO BRANCO, Camillo – DE COMO ME CASEI - Le Maryage de Sylvestre -
Versão Francesa de Olivier du Chastel. Prefácio e comentos de Ricardo Jorge
. Lisboa, Êmpresa Literária Fluminense, L.da, 1925. In-4.º (26cm) de XV, [1], 67, 5 p. ; [1] f. il. ; B.
1.ª edição independente.
Curiosa peça camiliana. Edição bilingue (português-francês), impressa a partir de um artigo publicado num periódico francês - a Revue Politique et Littéraire, de 1893, - que além de uma notícia sobre Camilo Castelo Branco, continha a tradução para francês dum fragmento do romance Coração, Cabeça e Estomago, sob o título – Le Mariage de Sylvestre.
Exemplar da tiragem de 500 exemplares impressa em papel Vergé.
Ilustrado com o retrato de Camilo separado do texto.
"Procurei o refugio dos penates, o lar em que derivaram bem-aventuradas as gerações dos meus passados. Saboriei-me nas delicias do repouso, posto que em volta de mim só vise as imagens da numerosa familia que descançava no pavimento da pequenina egreja. Lá estavam todos, como operarios, que findaram sua geira, e, ao entardecer, encostaram a fece ao pedestal da cruz, e adormeceram.
Meditei no suave viver de meus paes, e comparei-o às dores, uma lastimáveis e outras ridiculas, que me tinham delido o coração, e desconcertado o aparelho de pensamento. Viver segundo a razão, alvitre que os philosophos pregôam, é bom de dizer-se e desejar-se; mas emquanto os philosophos não derem uma razão a cada homem, e essa razão egual á de todos os homens, o apostolado é de todo inutil.
Melhor avisados andam os moralistas religiosos, subordinando a humanidade aos dictames de uma mesma fé; todavia, - e sem menoscabo dos preceitos evangélicos que altamente venero, parece-me que o homem, sincero crente, e devotado christão, no meio d’estes mouros, que vivem á luz do seculo, e meneam os negocios temporaes a seu sabor, tal homem, se pedir a seu bom juiso religioso a norma dos deveres a respeitar, e dos direitos a reclamar, ganha créditos de parvo, e morre sequestrado dos prazeres da vida, se quizer poupar-se ao desgosto de ser apupado, procurando-os."
(Excerto de De como me casei)
Belíssima encadernação inteira de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Conserva as capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário