DEMON, Alphonse - AS MIL E UMA NOUTES D'AMOR. Contos galantes illustrados. Lisboa, Centro Litterario, 1896. In-8.º (19x9 cm) de 48 p. (148-188, [7] pp.) ; il. ; E.
1.ª edição.
Conjunto de contos eróticos que, de acordo com o índice geral, fazem parte de um plano alargado de vários números distribuídos por dois volumes. Nada foi possível apurar acerca do autor por falta de referências bio-bibliográficas.
Cada um dos contos desta Mil e uma noutes d'amor é uma história autónoma. O presente livrinho contempla três contos: Hoje nós, amanhã vós; Fabricante de Pápas; Cada vez, etc.
Obra ilustrada no texto com bonitos desenhos e vinhetas tipográficas, e uma belíssima (e sugestiva) cromolitografia em separado.
"Certo parisiense, de boa linhagem, joven, ousado e bem-posto, apaixonou-se por uma viuva muito formosa e que não desdenhava de se saber amada, deslumbrando cada dia com encantos novos os que para ella olhavam, e aprazendo-se em fazer a anatomia dos corações dos rapazes novos. Não dava attenção, porém, senão aos que lhe agradavam, e quantas vezes aos que menos lh'a mereciam, e sobre tudo, sabia conduzir o mancebo a que me refiro, com astucia tal, que parecia estar disposta a tudo para lhe conceder.
«Tinha elle entrevistas a sós com a bella; apalpava-lhe os peitos e chegava mesmo a beijar-lh'os, tendo-lhe muitas vezes admirado as formosas carnes, mas nunca chegava a saborear-lh'as, de maneira que se finava em vida, ao lado d'ella. Implorava-lhe, emprazava-a, dava-lhe presentes, mas não conseguia nada; até que uma vez em que estava os dois sósinhos, e elle advogava muito encalorado os seus interesses, ella lhe disse:
- «Não, nunca te farei a vontade, a menos que me dês um beijo no assento,» exprimindo-se tal qual por estas palavras, mas pensando para com ella que elle nunca faria tal cousa."
(Excerto de Hoje nós, amanhã vós)
Encadernação inteira de skivertex com ferros gravados a ouro na pasta frontal. Conserva as capas originais.
Exemplar em bom estado de conservação. Capas de brochura frágeis, algo sujas, com pequenos defeitos.
Raro.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário