PASSOS, Annibal - A TRAGEDIA DE LISBOA E A POLITICA PORTUGUÊSA. Editores: Porto, Emprêsa Litteraria e Typogr. - Rio de Janeiro, Francisco Alves & C.ª, 1908. In-8.º (19 cm) de 322, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Análise da situação política nacional após, e na sequência do regicídio.
"A tragedia de Lisboa, que em 1 de fevereiro de 1908 victimou S. M. El-rei D. Carlos I, e seu filho, o principe real D. Luiz Filippe, pelas circumstancias em que se produziu, é uma monstruosidade sem precedentes na Historia de todos os povos civilizados.
A proximidade a que nos encontramos d'ella, á hora de traçar estas linhas, se nos permitte sentir todo o justificado horror que inspira a quem tem senso e tem coração, não nos consente apreciar com exactidão e medir rigorosamente as suas consequencias.
Todavia, e oxalá que o futura desminta previsões que consideramos bem fundadas, essas consequencias, ao nosso amor patrio alarmado, afiguram-se funestissimas.
Difficuldades de ordem interna e externa, prejuizos materiaes e moraes inevitavelmente irremediaveis, com certeza o nome português considerado ignominia no mundo, e possivelmente a perda da nossa independencia - eis a obra fatal das balas disparadas por alguns desvairados fanaticos, - os menos responsaveis, - acirrados e transviados por uma propaganda de bandidos - os verdadeiros criminosos. [...]
A morte crúa d'El-rei D, Carlos e de seu filho o principe D. Luiz Filippe foi para nós uma barbaridade, uma imbecilidade e uma injustiça."
(Excerto da Introducção)
Indice:
Primeira Parte - A Tragedia de Lisboa: Introducção. | I - A Barbaridade; II - A Imbecilidade; III - A Injustiça; IV - As virtudes do Rei; V - Os erros do Rei; VI - João Franco; VII - Governo liberal de João Franco; VIII - Senhor.
Segunda Parte - A politica portuguêsa: I - O sentimentos do partido republicano; II - A ideia do partido republicano; III - Os homens do partido republicano; IV - Desvantagens da Republica; V - Inconvenientes da existencia do partido republicano; VI - O Rotativismo; VII - A Solução; VIII - Conclusão.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com pequenas falhas marginais.
Invulgar.
Com interesse histórico.
15€
Sem comentários:
Enviar um comentário