26 março, 2021

DIAS, Jorge de Figueiredo & ANDRADE, Manuel da Costa - CRIMINOLOGIA : o homem delinquente e a sociedade criminógena
. [Coimbra], Coimbra Editora, Limitada, 1984. In-4.º (23 cm) de X, [2], 573, [3] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Obra de referência, essencial para o estudo da criminologia e política criminal. Conjunto de conceitos e reflexões que, de acordo com os autores, - professores da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra -, só teriam sentido, "se permanentemente despertas para a polaridade dialética entre o indivíduo delinquente e a sociedade criminógena e punitiva".
Livro ilustrado no texto com quadros, tabelas e diagramas.
"Foi a nível individual que primeiro se procurou realizar o estudo científico-explicativo do crime. Para além desta prioridade histórica, as teorias etiológicas relativas ao homem delinquente têm uma certa prioridade lógica em relação às demais teorias explicativas da criminalidade. Não é, por exemplo, difícil descobrir na generalidade das teorias sociológicas o peso, maior ou menor, do legado das teorias de nível individual, tanto no que respeita ao seu horizonte científico como no que toca às suas representações político-criminais."
(Excerto do Cap. V - O homem delinquente)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Manuseado. Capas apresentam vincos e pequena falha de papel na contracapa. Sublinhado a caneta, com notas nas margens, ao longo do 1.º capítulo. Assinatura de posse.
Invulgar.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário