11 março, 2021

BRASIL, Jaime – A PROCRIAÇÃO VOLUNTÁRIA : processos para evitar a gravidez. Lisboa, Casa Editora Nunes de Carvalho, 1933. In-8.º (21 cm) de 124, [4] p. ; il. ; B. Col. Biblioteca de Educação Sexual, 1
1.ª edição.
Curioso estudo sobre a concepção humana e as formas para evitar a gravidez.
Livro ilustrado com 20 figuras no texto.
Os livros de divulgação sexual de Jaime Brasil foram considerados indecorosos pelo regime do Estado Novo e proibidos de circular, tendo o autor, pela sua militância e irreverência, sido forçado ao exílio.
Índice:
1.ª Parte - Teoria da Regularização da Natalidade (VII capítulos).
2.ª Parte - Prática da Limitação dos Nascimentos (VI capítulos).
Artur Jaime Brasil Luquet Neto (Angra do Heroísmo, 1896 – Lisboa, 1966). "Jaime Brasil nasceu nos Açores; veio estudar para Coimbra em 1909 com Adriano Botelho e outros, seguindo depois para a Escola de Guerra e entrando na carreira de oficial do Exército. Afastando-se dela com a patente de tenente, enveredou cedo pela profissão de jornalista, que desempenhou por toda a vida, vindo a ser chefe da delegação em Lisboa do diário “O Primeiro de Janeiro”, sucedendo a Pinto Quartim, nos anos 50. Em 1932-33 publicou vários livros sobre a questão sexual, liberdade afectiva e controlo dos nascimentos, que lhe valeram polémicas com os católicos e o exílio em França e Espanha. Durante a guerra civil neste país, advogou uma frente única antifascista. Foi preso em 1940, no seu regresso a Portugal. No final desta década foi à Palestina e publicou o livro “Shalom, Shalom”. Nos últimos tempos da sua vida conviveu com a jornalista Antónia de Sousa."
(Fonte: http://mosca-servidor.xdi.uevora.pt/arquivo/?p=creators/creator&id=427)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário