CARVALHO, Ruben de - AS MÚSICAS DO FADO. [Prefácio de Rui Vieira Nery]. Porto, Campo das Letras, 1994 [aliás, Lisboa, A Bela e o Monstro, 2016]. In-8.º (20,5 cm) de [8], 135, [1] p. ; B. Colecção Campo da Música - I
Edição fac-símile da 1.ª edição de Dezembro de 1994.
Importante ensaio histórico sobre o Fado.
"A carreira política de Ruben de Carvalho levou-o, através da Câmara
Municipal de Lisboa, a participar activamente no Lisboa ’94 - Cidade
Europeia da Cultura. Para as comemorações, o autor preparou um caderno e
um CD (que nunca viria a sair) que dissertavam sobre o Fado, a sua
génese, e os autores que ajudaram a elevar o estilo musical a
património, como Alfredo Marceneiro e Amália Rodrigues. O livro Músicas
do Fado é precisamente este caderno de 1994 e, além do já referido
trabalho de investigação, age como uma defesa do Fado aos ataques da
esquerda que conotava o estilo musical como um instrumento do Estado
Novo."
.............................
.............................
"Durante muitos anos a literatura sobre o Fado assumiu uma dimensão sobretudo polémica: era a favor do Fado ou contra o Fado. Nos últimos anos, com o próprio desenvolvimento das Ciências Humanas em Portugal, a questão tem vindo a ser abordada de forma mais objectiva, mas não despida, felizmente, do debate a que a investigação não pode ser alheia.
"As Músicas do Fado", aceitando diversos aspectos hoje dados como razoavelmente adquiridos - a origem brasileira de um fenómeno musical antecessor do Fado, as suas raízes em Lisboa, cidade portuária e historicamente ponto de intenso cruzamento cultural - propõe essencialmente a consideração da evolução do fenómeno em três épocas (no Brasil, até ao regresso da Corte em 1823, em Lisboa entre essa época e os anos 20 e daí até ao presente). Simultaneamente defende uma contemporaneidade do do Fado, que se constitui, enquanto género musical estruturado, no quadro da formação da cultura urbana contemporânea, mesclando as influências musicais e culturas anteriores com as mutações tecnológicas que alteraram o campo da criação artística e do espectáculo: o disco, a rádio, o cinema, a organização profissional, etc."
(Sinopse retirada da contracapa)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
15€
Sem comentários:
Enviar um comentário