24 março, 2021

CORDEIRO, Domingos José Affonso - O SOMNAMBULISMO PROVOCADO.
Dissertação inaugural. Apresentada e defendida na Escóla Medico-Cirurgica do Porto. Sob a presidencia do Ex.mo Snr. Ricardo d'Almeida Jorge. Por...
Porto, Typograhia Occidental, 1882. In-8.º (21 cm) de 113, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Curiosíssimo trabalho apresentado à Escola Médico Cirúrgica do Porto, sendo presidente do júri o Prof. Ricardo Jorge, conhecido humanista, médico e escritor, a quem o autor oferece, entre outros, a sua dissertação.
"A influencia salutar das ideias cartesianas sobre o espirito publico, no seculo XVIII, que começara á vista de tantas descobertas uteis, e quando Mostesquieu, Voltaire, os encycliopedistas em summa, prégando uma philosophia nova, mofavam das crenças antigas, não conseguia destruir completamente a fé submissa no maravilhoso.
O apparecimento de Mesmer em Paris era saudado por tudo o que a grande cidade tinha de sensivel e vaporoso. A historia d'este homem, ou melhor d'este charlatão, que com as suas phantasias agitou a Europa, é commum a todos aquelles que habilmente teem explorado, segundo as differentes tendencias dos tempos e costumes, as paixões e fraquezas humanas para fazerem d'ellas o admiravel instrumento da sua fortuna. [...]
Eu não lamento com Phillips as mesquinhas proporções, a que se acha reduzido o somnambulismo; se foi esbulhado das suas loucas pretensões de curar todos os males, ficou na practica como um processo d'analyse util para a physiologia e pathologia nervosas, tirando para sempre aos especuladores os recursos que factos verdadeiros offereciam á sua industria.
Considerando assim o somnambulismo tem um duplo interesse: se pelo seu passado pertence á historia dos erros do espirito humano, pelo seu presente pertence á physiologia pathologica; e dominado por estas ideias escolhi-o para assumpto da minha Dissertação inaugural que muito de proposito intitulo - Somnambulismo provocado, por me parecer a melhor designação para o conjuncto de phenomenos psycho-physiologicos que teem sido estudados com os nomes de Magnetismo animal, Hypnotismo e somniação dos quaes me sirvo quasi indifferentemente.
O somnambulismo espontaneo ou natural não differe do provocado ou artificial pelos seus symptomas; mas as condições especiaes em que o primeiro se manifesta, não permittem, senão em casos pouco frequentes, a observação de factos que, além d'outras vantagens incontestaveis, teem um interesse palpitante d'actualidade; fornecem os materiaes indispensaveis para a formação da psychologia moderna, que, na sua marcha triumphante, tenta expurgar os centros nervosos d'uns restos das phantasias methaphysicas, que escolheram por ultimo esconderijo esta parte do organismo.
Em resumo, uma nevrose que o medico tem a estudar, a humanidade a soffrer e o physiologista a explorar como processo util d'observação."
(Excerto da introdução)
Matérias:
[Introdução]. | Primeira Parte - Producção do Somnambulismo. | Segunda Parte - Phenomenos somnambulicos. | Proposições.
Domingos José Afonso Cordeiro (1856-1926). Natural do Concelho de Mogadouro. Concluiu os seus estudos na Escola Médico-Cirúrgica do Porto em 1882, com a tese O Somnambulismo provocado. Fixou residência em Matosinhos, onde sempre foi considerado. Exerceu durante largos anos o cargo de director do hospital local. Figura de relevo da República, foi o primeiro Presidente da Câmara de Matosinhos após o movimento revolucionário de 5 de Outubro de 1910.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis, sujas, com pequenos defeitos. Assinatura de posse na capa anterior.
Raro.
Sem registo na BNP.
50€

Sem comentários:

Enviar um comentário