25 março, 2021

A CAPITAL DO QUEIJO SERRA DA ESTRELA - CELORICO DA BEIRA.
[Direcção: Júlio Santos. Coordanadores: Levi Coelho e Armando Neves]
. [Celorico da Beira], Edições Época de Ouro, 2001. In-fólio (32,5 cm) de 126, [2] p. ; mto il. ; E.
1.ª edição.
Monografia de Celorico da Beira, apresentado como a capital do Queijo da Serra. Livro muitíssimo ilustrado com os locais, paisagens naturais, imóveis e monumentos relevantes do concelho. Inclui reprodução a cores, em pagina inteira, do foral atribuído à vila pelo rei D. Manuel I, em 1512.
"A caracterização do Concelho de Celorico da Beira é uma tarefa difícil e vasta que toca uma série de áreas (a história, a demografia, a geografia, o património, a economia, etc., etc.), que extravasa os objectivos desta "caracterização histórica".
Caracterizar os Celoricenses, é tarefa ainda mais arriscada, não só pela dimensão psicológica da caracterização (como nós nos vemos a nós próprios, como é que os outros nos vêem), mas devido a nunca ter havido um Celoricense tipo. [...]
O nosso concelho, a nossa terra, tem como todas as outras algo de muito específico, é apenas nossa. Nossa, no sentido em que é um laço identificativo de cada um de nós e daqueles que antes de nós, adoptaram de uma forma mais ou menos profunda, o facto de ser Celoricense como uma matriz identificativa daquilo que nós somos, da nossa proximidade para com os nossos conterrâneos, mesmo de que tal não haja uma consciência plena."
Sumário:
Prefácio. | Traços da Nossa Memória. | O Ambiente Natural. | O Passado. | O Presente.
Encadernação editorial cartonada com sobrecapa policromada.
Exemplar em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse histórico e regional.
A BNP dispõe de apenas um exemplar no seu acervo.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário