1.ª edição.
Processo de concurso de Martina Maldonado ao Nobel, daquela que terá sido a primeira figura portuguesa a concorrer ao prémio, numa época em que esta distinção contava com pouquíssimas edições. Reproduz cartas de apreço e apoio à sua candidatura por inúmeras personalidades da sociedade civil e religiosa portuguesa, incluindo membros da família real. Inclui missiva dirigida pela candidata ao monarca sueco, Frederico Óscar, que não é mais que um resumo da sua vida adulta, contemplando os aspectos literários e religiosos, e de "utilidade à humanidade", procurando dessa forma justificar a pretensão ao prémio atribuído pela Academia Real das Ciências da Suécia.
Livro ilustrado com 4 fotogravuras separadas do texto.
"Venho hoje humildemente apresentar-me por esta forma a Vossa Magestade pedindo-lhe a sua benefica protecção para se dignar conceder-me o premio instituido pelo grande benemerito Nobel para galardoar o merito.
Como os meios me escaceassem, por revezes de fortuna, dediquei-me então ás lettras, a vêr se com ellas poderia conseguir espargir a Crença e o Bem, ainda que limitado."
(Excerto da Carta a Sua Magestade o rei Frederico Oscar da Suecia)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capa manchada. Contracapa apresenta pequena falha de papel no canto superior esquerdo.
Raro e muito curioso.
Com interesse histórico.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário