07 outubro, 2019

CARDOSO, Tenente Antonio - CASCAIS. Relatorio do Delegado do Governo da Dictadura Militar... das Obras e Melhoramentos realisados pela Camara Municipal desde a sua nomeação para Vogal da mesma até 31 de Dezembro de 1932. Cascais, [s.n.], 1933. In-4.º (23 cm) de 32, [2] p. ; [1] desdob. ; B.
1.ª edição.
Raríssimo e importante subsídio para a história do concelho de Cascais.
Ilustrado com inúmeras fotogravuras ao longo do texto.
"Êste relatorio destina-se:
1.º - A levar ao conhecimento do Govêrno a obra realizada pela Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Cascais, durante a minha permanência nêste Concêlho como seu Delegado.
2.º - A facilitar o trabalho daquêles que por incumbência ou vontade própria venham a fazer a história do movimento municipalista da Ditadura.
3.º - A prestar contas ao Munícipes do destino dado ao seu dinheiro.
Não tenho a pretensão de apresentar uma obra perfeita.
Tenho apenas o orgulho de poder afirmar que ela tem sido realizada dentro dos mais escrupulosos principios de honestidade.
Como não podia deixar de sêr - porque há-se sêr sempre assim, emquanto o mundo fôr mundo e por cá nos andarmos acotovelando - têm a Câmara Municipal sofrido críticas e campanhas a que não têm sido alheios subjectivismos politicos e caprichos malévolos, de mistura por vezes com intenções honestas, mas imponderadas, na apreciação nervosa e apaixonada dos factos e dos homens.
Algumas ocasionaram certa desorientação no espírito público, sobretudo no daquêle público, que por temperamento ou defeito de educação, está sempre disposto a acreditar em tudo o que ouve e lê, sem joeirar a idoneidade dos críticos e inquirir da razão e acerto das afirmações que fazem.
Nenhuma trouxe porém, felizmente, a qualquer dos membros da Câmara motivos para se sentir abalado, pois a apreciação objectiva, que nos tem sido feita pelos homens de cérebro equilibrado e intenções lizas,, suplantou sempre as rajadas que nos têm batido.
Por tal razão, vencidas as dificuldades que semearam os que só sabem destruir, seguiremos o caminho que a nossa consciencia e a nossa inteligencia nos indicarem como melhor para o progresso do Concêlho e prestígio da Ditadura.
E como amparo dos amigos desta Terra e auxílio do Govêrno, acrescentaremos ao que já fizemos e que vou expôr, aquilo que é urgente que se faça."
(Introdução)
Matérias:
Zona urbanizada: Cascais; Alto Estoril; S. João e S. Pedro do Estoril; Parede; Carcavelos.
Zona não urbanizada - Obras feitas em várias localidades: Alvide; Abuxarda; Alcabideche; Alcoitão; Manique; Bicesse; Livramento; Alapraia; Caparide; Aboboda; Talaíde; Sassoeiros; S. Domingos de Rana; Rebelva; Murtal; S. Pedro do Estoril; Cobre; Charneca; Murches; Aldeia de Juzo; Cabreiro; Malveira; Guia; Birre.
Águas: Captações; Captações a fazer; "Distribuição"; Tratamento"; "Análise das águas tratadas pelo aparelho Raul Ressano Garcia".
A campanha das Águas: O contrato de venda de água à Câmara de Oeiras; Água de Vale de Cavalos e Parede.
"Abastecimento de carnes" (municipalização deste serviço).
As dificuldades impostas á construção: O caso Roque - Ruas particulares; O caso Roque; Ruas particulares; Episódio para juntar à campanha das águas e ás dificuldades impostas à construção.
Realizações de caracter social: Bairro operário; Caixa de Aposentações; Assistência no caso de doença; Outras regalias; Subsídios mensais concedidos às diversas Instituições de Beneficiência do Concelho [quadro].
Esgotos. | "Empréstimos" - Empréstimos existentes. | Impostos directos e indirectos - "Taxas de licença".
Palavras merecidas: Raul Cardoso Ressano Garcia (Arquitecto); Emídio Francisco d'Almeida (Secretário da Cãmara); Dr. Mario Cândido de Sousa (Veterinário Municipal); Dr. Alberto Eduardo Valado Navarro (Advogado Síndico); Jorge Segurado (Arquitecto); Dr. António Pereira Coutinho (Médico Municipal).
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos, em especial a capa frontal que apresenta um rasgão vertical de 6cm. Deve ser encadernado.
Muito raro.
Com interesse histórico e regional.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
Peça de colecção.
50€

Sem comentários:

Enviar um comentário