BOZZANO, Ernesto - PHENOMENOS DE "TRANSFIGURAÇÃO". Traducção do Dr. Francisco Klörs Werneck. Rio de Janeiro - Brazil, 1940. In-8.º (18,5cm) de 72 p. ; [1] f. il. ; B.
1.ª edição.
Ilustrada com uma estampa extratexto impressa sobre papel couché, com a legenda: A medium Sra. Bullock, de Manchester, Inglaterra, e 5 das suas maravilhosas e espantosas transfigurações.
O primeiro a falar dos phenomenos de "transfiguração" foi Allan Kardec que, no "Livro dos Mediuns", (cap. VI, n. 122) assim o define: "Os phenomenos de "transfiguração" consistem na mudança de aspecto do corpo de um vivo." Comtudo, quasi sempre, a mudança de aspecto é circumscripta aos traços do rosto do medium, mudança que pode consistir em uma transfiguração do semblante por contracção e adaptação dos musculos faciaes, contracção determinada por uma vontade qualquer, subconsciente ou extrinseca, como pode resultar uma transfiguração do semblante no qual já se encontre um principio de materialização ectoplasmica sob a forma de barba, de bigodes, de "signaes", de cicatrizes, ou outros caracteristicos surgidos inesperadamente sobre o rosto do medium ou tambem de uma completa mascara sobreposta ao mesmo.
Os phenomenos de "transfiguração" existem, embora se mostrem entre os mais raros da casuistica metapsychica, por isto, no momento, elles apresentam escasso valor scientifico porquanto as condições em que são observados dependem muito da perspicacia e do estado de animo dos observadores, apresentando o flanco a legitimas duvidas e scepeticismos, ao menos na maior parte dos casos. Resulta, dahi, que até que se consiga fixal-os sobre a chapa photographica não é o caso de se falar de investigação scientifica dos mesmos. Todavia repito que taes phenomenos existem e como em todos os ramos do saber a observação expontanea das amnifestações que lhe constituem o material bruto precede sempre a pesquisa systematica das mesmas manifestações, resultando, de tal forma, o necessario incentivo á intervenção scientifica, não será inutil recolher certo numero de episodios do genero para extrahir dos mesmos algumas deduções interessantes pois que os phenomenos em exame se prestam a esclarecer de modo notavel, os phenomenos correspondentes das "materializações integraes de phantasmas independentes do organismo do medium" e assim se deveria dizer que tudo concorre para demonstrar como a "transfiguração" nada mais é que uma phase inicial da "materialização"."
(Excerto da introdução)
Ernesto Bozzano (Génova, 1862 - 1943). "Foi um professor de filosofia da ciência na Universidade de Turim e pesquisador espírita italiano. Destacou-se como um contribuinte ativo na literatura italiana e francesa sobre fenómenos paranormais a partir do final do século XIX até ao início dos anos 1940. Foi um dos poucos pesquisadores italianos nomeados membros honorários da Society for Psychical Research (SPR), American Society for Psychical Research (ASPR) e Institut Métapsychique International (IMI). Inialmente, dedicou-se à filosofia da ciência, interessando-se sobretudo pelas ideias do inglês Herbert Spencer (1820-1903). Em 1891 começou a ocupar-se da telepatia e, sobretudo, do Espiritismo, assuntos que interessavam naquele tempo tanto estudiosos europeus como americanos. Desde essa altura, Bozzano dedicou-se porcompleto, e até sua morte, ao estudo da Metafísica e Metapsíquica."
(Fonte: wikipédia)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Sem folha de rosto.
Raro.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário