STALL, Sylvanus & DRAKE, Emma F. - TUDO O QUE O HOMEM E A MULHER DEVE SABER AOS 45 ANNOS. Livro experimental sobre o viver intimo dos dois sexos na Edade Critica. [Por]... Doutores em Medicina. Traducção livre do inglez. Sexta edição. Lisboa, Livraria Popular de Francisco Franco (Casa fundada em 1890), [19--]. In-8.º (20cm) de 112 p. ; B. Biblioteca de Livros Uteis e Scientificos, N.º 3
Curiosa obra centenária sobre a intimidade na "meia-idade", e os sinais orgânicos, físicos e psicológicos a considerar.
"Nem todos os homens sabem cooperar na fundação do lar; alguns assemelham-se aos antigos intendentes de Israel, que esperavam que os seus operarios fizessem os seus tijolos sem palha; outros fornecem tudo o que é necessario, com prodigalidade e entretanto o home não é o que devia ser.
Poucos homens compreendem o que é verdadeiramente a tarefa da mulher.
Esta compõe-se de tantos pequenos detalhes, que os homens não o podem avaliar no seu justo valor. [...]
Quando ella se aproxima do momento que nós estudamos, vós, maridos, não deveis ficar surpreendidos de verificar que ella já não é o que sempre tem sido.
As cousas que lhe agradavam outr'ora, desagradam-lhe agora, e, tendo-se sempre achado satisfeita com a sua sorte, suspira depois por uma mudança e por uma diversão.
As lagrimas sobem-lhe aos olhos muito facilmente; fica trista sem causa aparente.
Tem apreensões desrazoaveis.
Pode entristecer-se com bagatelas e desanimar a ponto de tornar os seus dias desgraçados."
(Excerto do Cap. XIII, O que o marido deve saber)
"Da mesma maneira que o marido deve conhecer a sua mulher para a compreender e testemunhar-lhe uma ternura paciente em todo o tempo, a mulher deve tambem aprender a conhecer o seu marido, a fim de ser capaz de o compreender e de formar com elle um par bem unido. [...]
Não é possivel que sejaes em parte responsavel da falta de harmonia ou de compreensão de que sofreis na vossa vida conjugal? [...]
Empregaste todos os vossos cuidados em preparar-lhe e em servir-lhe uma alimentação que pudesse contribuir para mante-lo em boa saude, em adoçar o seu humor e em procurar-lhe o bem estar phisico e mental?
Lembrae-vos de que a alimentação depende, para um homem, não sómente a sua saude, mas em grande parte as suas capacidades intelectuaes e moraes.
Podeis oferecer-lhe alimentos que favorecerão as suas paixões bestiaes ou que, pelo contrario, as minorarão e os manterão avassalados aos mais nobres instintos."
(Excerto do Cap. XIV, Deveres da mulher para com o marido)
Índice:
I - Transformações phisicas que se operam na vida humana. II - Sinaes das mudanças na edade critica do homem. III - Hypertrophia da prostata. IV - Mudanças na edade critica das mulheres - Menopausa. V - Perturbações mentaes que se manifestam durante a menopausa. VI - A moderação e o repouso são necessarios. VII - O que o homem deve evitar. VIII - Doenças de que a mulher é responsavel . IX - Como se destroe prematuramente a virilidade. X - Exercicios phisicos (aos homens). XI - Exercicios phisicos (ás mulheres). XII - Inconveniencia dos casamentos na edade avançada. XIII - O que o marido deve saber. XIV - Deveres da mulher para com o marido. XV - Os olhos, os dentes e os cabêlos. XVI - Prisão de ventre. XVII - Uma palavra ás mulheres celibatarias. XVIII - Auto-sugestão. XIX - Compensações.
Exemplar em brochura bem conservado.
Raro.
40€
Sem comentários:
Enviar um comentário