TEIXEIRA, Carlos - A PALEONTOLOGIA E A ORIGEM DO HOMEM. [Por]... Professor da Universidade de Lisboa. Lisboa, [s.n. - Composto e impresso na Tipografia Lousanenese, Lousã], 1967. In-8.º (21cm) de 115, [1] p. ; [1] f. desdob. ; il. ; B.
Estudo sobre a origem do Homem, com texto revisto e actualizado da Conferência realizada no Instituto Açoriano de Cultura, em Abril de 1963.
Ilustrado ao longo do texto com reproduções fotográficas em página inteira, e um quadro desdobrável - A geologia do Quaternário e as fases da evolução humana.
"O aparecimento do Homem constitui facto notável na história do mundo, fenómeno biológico de particularíssimo significado, o último (ou, pelo menos, o mais recente e, sem dúvida, o mais importante) acontecimento da cadeia ininterrupta da evolução dos seres vivos.
Surgido sobre a Terra há cerca de um milhão de anos (ou, talvez, um pouco antes), o Homem foi o primeiro ser dotado de capacidade de reflexão e raciocínio, o que confere ao fenómeno da antropogénese carácter verdadeiramente transcendente.
Não pode dizer-se que a história humana seja muito longa. Mas é, sem dúvida, muito complexa. Dela se conhecem, apenas, alguns aspectos revelados pelos estudos de paleontologia."
(Excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capa ligeiramente manchada no corte lateral.
Invulgar.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário