SILVA, Armando Coelho F. da - ORGANIZAÇÕES GENTILÍCIAS ENTRE LEÇA E AVE. Santo Tirso, [s.n. - Imprensa Portuguesa - Porto], 1982. In-4.º (25x19 cm) de [19], [1] p. (381-399 pp.) ; [V] estampas ; B.
1.ª edição independente.
Interessante estudo histórico publicado em separata de Actas do Colóquio de História Local e Regional - Santo Tirso-1979.
Enriquecido com ilustrações no final, em separado, com mapa, desenhos e fotografias a p.b. distribuídas por 5 folhas (estampas).
"A área geográfica compreendida entre os vales do Ave/Vizela, a N., o vale do Leça/Serra da Agrela e seus prolongamentos, a E., e o mar, a W., abrangendo a quase totalidade dos concelhos de Matosinhos, Vila do Conde, Maia, Santo Tirso e uma pequena margem a NW. do concelho de Paços de Ferreira, como que forma uma importante unidade geo-histórica propícia, desde tempos remotos, à actividade agro-pecuária e marítima, que ainda hoje, a despeito da industrialização, lhe marca o seu facies característico.
Com vestígios de ocupação desde períodos recuados da Pré-história, são consideráveis as suas estações megalíticas e os achados da Idade do Bronze, manifestando-se na Idade do Ferro já como um expressivo foco de densidade humana, conforme nos é testemunhado pelo apreciável número dos seus povoados, tanto mais de estimar quanto se trata de uma zona aparentemente mal dotada de condições naturais favoráveis às actividades económicas e de defesa típicas da Cultura dos Castros."
(Excerto do Ensaio)
Armando Coelho Ferreira da Silva (n. 1943)."É um arqueólogo e professor universitário português. Professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, instituição onde se licenciou em História (1974), se doutorou no ramo de Letras, especialidade de Pré-História e Arqueologia (1987), e obteve o título de agregado em História (1994). Especializado em Proto-História, as suas obras são uma referência para o estudo da Idade do Ferro peninsular."
(Fonte: Wikipédia)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação.
Invulgar.
15€

Sem comentários:
Enviar um comentário