EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA DO 66.º ANIVERSÁRIO DA IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA - 5 DE OUTUBRO DE 1910 : 5 DE OUTUBRO DE 1976 - Palácio Foz : 5 a 31 de Outubro de 1976. [S.l.], Secretaria de Estado da Comunicação Social : Direcção-Geral da Divulgação, 1976. In-8.º (20,5x14,5 cm) de [40] p. ; [4] p. il. ; B.
Catálogo da exposição comemorativa do 66.º aniversário da República.
Ilustrado na capa com bonita efígie da República em relevo, e no interior, em separado, com 4 desenhos a cores impressos sobre papel couché de figuras gradas da República: Manuel de Arriaga; Teófilo Braga; Bernardino Machado; António José de Almeida.
Junta-se folha volante com o título Conferências sobre a I República, integradas nesta mesma exposição, a realizar na biblioteca do Palácio Foz.
"«A democracia portuguesa conta com uma data gloriosa, que é o começo de uma nova era: o 10 de Junho de 1880», escrevia Teófilo Braga, o ideólogo republicano que lançou a ideia do tricentenário do grande épico luso.
Embora os ideais republicanos tivessem feito a sua aparição entre nós em meados do século XIX, é verdadeiramente com a celebração do tricentenário camoniano de 1880 que se assinala o ponto de arranque da trajectória que irá culminar no 5 de Outubro de 1910. Como disse Basílio Teles: «Antes dessa data não há história do partido republicano, mas apenas história da ideia, da aspiração republicana...» (Do Ultimatum ao 31 de Janeiro).
O verdadeiro fundador-doutrinário do partido republicano foi Henriques Nogueira (1825-1858). Vinte anos depois da sua morte era eleito para o Parlamento o primeiro deputado republicano, Rodrigues de Freitas."
(Do tricentenário camoniano ao regicídio)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capa levemente oxidada.
Invulgar.
Com interesse histórico e bibliográfico.
10€


Sem comentários:
Enviar um comentário