ALGÔDRES, Conde de Fornos d' - EQUITAÇÃO E HIPPOLOGIA. Pelo... Quarta edição, corrigida e acrescentada pelo auctor. Prefacio de João Viegas de Paula Nogueira, Professor do Instituto de Agronomia e Veterinaria de Lisboa. Com 50 gravuras. Lisboa, Parceria Antonio Maria Pereira : Livraria Editora, 1914. In-8.º (22x15,5 cm) de 295, [1] p. ; il. ; E.
Quarta edição deste famoso tratado de equitação, preferível à que as precederam porque significativamente melhorada e ampliada.
Trata-se de um importante trabalho abrangente devotado ao Cavalo, e aos exercícios equestres - o Hipismo e a Alta-Escola.
Ilustrado no texto com belíssimos desenhos de exemplares da diversas raças, entre outros, o Alter Real, e movimentos relacionados com saltos e Alta-Escola.
"Dizem que um prefacio é apenas uma apresentação. Se assim é, não sei qual de nós dois - o auctor ou o prefaciador d'este livro - terá maior jus a ser o apresentante do outro.
Porque a verdade é esta: o auctor, o sr. Conde de Fornos d'Algôdres, possue todas aquellas qualidades que exornavam muitos dos homens da antiga aristocracia, habituados á equitação tão querida dos sportsmen, e simultaneamente ao sua ve convivio das boas lettras... [...]
Hippologia e Equitação são os titulos da obra que vae ler-se; e acertadamente o auctor os juntou, porque mal irá ao candidato a cavalleiro, se de todo lhe falharem os conhecimentos hippologicos.
Se o cavallo, em vez de um organismo vivo, fosse apenas uma complicada machina material, susceptivel de executar diversos movimentos, sujeitos a leis fixas e invariaveis, que diriamos de quem tivesse a pretensão de bem dirigir-lhe o jogo do complexo mechanismo, ignorando por completo a feitura de cada uma das peças e o artificio com que ellas se relacionam entre si, para produzirem os effeitos dynamicos? [...]
Importa, pois, ao cavalleiro conhecer a estatica e a dynamica do cavallo, antes de lhe utilisar o esforço. [...]
Essa primeira parte é um resumido compendio do Exterior do cavallo; mas resumo substancioso, do qual foram amputadas todas as superfluidades, para só ficarem os preceitos capitaes. [...]
Mais notavel ainda pela sã doutrina é o capitulo que se occupa da producção cavallar portugueza. Ha alli bastante que aprender, e oxalá os nossos lavradores se inspirassem nas considerações e preceitos que encerra esse capitulo, bem como o que termina a primeira parte da obra e se refere á alimentação e hygiene do cavallo.
A segunda parte - Equitação - achei-a eu tão clara, tão concisamente escripta que, ainda mesmo pouco pratico do assumpto, me julgaria capaz de, guiado só por este livro, me arvorar - não ousarei dizer em professor de equitação, mas pelo menos em estudante, sem outro mestre da nobre arte."
(Excerto do Prefacio)
Manuel Nicolau Cardoso e Melo, 3.º Conde de Fornos de Algôdres (Fornos de Algodres, 1839 - 1913). "De seu nome completo Manuel Nicolau de Abreu Castelo Branco Cardoso e Melo, era sobretudo um apaixonado por hipismo e hipologia. Fidalgo da Casa Real. Bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra. Foi Governador Civil de Leiria e Presidente da Câmara Municipal de Santarém."
(Fonte: https://www.geni.com/people/Manuel-Nicolau-de-Abreu-Castelo-Branco-Cardoso-e-Melo-3%C2%BA-Conde-de-Fornos-de-Alg%C3%B4dres/6000000016103701938)
Encadernação editorial com ferros gravados a seco e a ouro e negro nas pastas e na lombada.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Pasta posterior algo manchada.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
75€







Sem comentários:
Enviar um comentário