LUCAS, António José de Carvalho - CAMPANHA DE ÁFRICA : Angola - 1914/1918. Cadernos de História Militar N.º 8. Lisboa, Direcção do Serviço Histórico-Militar, 1989. In-8.º (21x14,5 cm) de [1], 60 f. ; [5] mapas ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante subsídio para a história das campanha africanas da Grande Guerra em Angola, a preparação da empresa, o corpo expedicionário e os combates.
Obra invulgar e muito interessante, com interesse para a bibliografia WW1.
Livro impresso na frente, ilustrado no texto com inúmeros quadros estatísticos, e em separado, com 5 mapas, croquis e esboços das contendas.
"As tropas Alemãs partem de Kalkfontein a 27 de Outubro tendo Naulila como objectivo e sob o Comando do Major Frank. Este dividira-as em duas Colunas: Uma que dirigia pessoalmente e uma segunda Comandada por Von Water que seria destacada para a frente. As primeiras forças atingem o Cunene a 12 de Dezembro, altura em que ocorrem os primeiros contactos com as tropas Portuguesas no flanco direito da posição compreendida entre Naulila e Calueque. Nos morros do Calueque estava em vigilância um pelotão do 1.º Esquadrão de Dragões que interceptou uma patrulha Alemã. De imediato a informação é enviada a Naulila, onde se encontrava o Quartel General: Os Alemães tinham o seu acampamento a oeste do morro, na margem esquerda do Cunene, e aí permaneceram esperando a coluna de Frank. Roçadas manda seguir para Calueque o restante do Esquadrão de Dragões que estava em Naulila e o destacamento do Major Salgado estacionado na Dongoena. Nos dias seguintes continuariam os contactos entre o Esquadrão e patrulhas Alemãs.
A posição Portuguesa apresentava dois pontos fortes: No extremo esquerdo Naulila e no lado oposto o Calueque. Entre ambos, os diversos locais onde a travessia do Cunene era possível, estavam devidamente vigiados. Mas o ataque Alemão irá incidir sobre Naulila onde a defesa apresentava 3 Quilómetros de frente, e portanto extensa para o número de homens que a guarnecia."
(Excerto de Combate de Naulila - O confronto entre os Portugueses e Alemães)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
25€



Sem comentários:
Enviar um comentário