MAW, Henrique Lister - NARRATIVA DA PASSAGEM DO PACIFICO AO ATLANTICO, A TRAVEZ DOS ANDES NAS PROVINCIAS DO NORTE DO PERU, E DESCENDO PELO RIO AMAZONAS, ATÉ AO PARA. Por... Traduzida do inglez. Liverpool, Impressa por F. B. Wright. 1831. In-8.º (22x14 cm) de [6], viii, 318, [2] p. ; [2] mapas ; E.
1.ª edição.
Relato de viagem do Tenente Henry Maw através da América do Sul, de costa a costa, - ente o Perú e o Brasil, - ligando oceanos - Pacífico e Atlântico. Trata-se de um documento histórico, importante manancial de informação sobre as terras percorridas, os seus habitantes, história e costumes, versando sobretudo sobre os índios do Perú e do Brasil. A tradução para o português é da autoria de Antonio J. da Costa, Cônsul de Portugal em Liverpool, que também se encarregou da nota de abertura, evidenciando nesta o objectivo primordial do seu trabalho - abrir a porta ao comércio entre o reino e os países americanos.
Ilustrado no texto com inúmeros quadros e tabelas estatísticas e, em separado, com 2 desdobráveis:
- Plano do Amazonas que deve acompanhar a Narrativa do Tenente Maw (21,5x47 cm);
- Mapa-resumo estatístico (21,5x22 cm).
"Saõ taõ poucas as publicaçoens que existem na nossa lingoa sobre as differentes producçoens da America do Sul, e mesmo sobre as do Brasil, que julguei seria de alguma utilidade a traducçaõ da narrativa do Tenente Maw, e confio que o leitor a achará instructiva e interessante.
O consideravel commercio que quasi todas as naçoens hoje fazem com as antigas colomnias Hespanholas, e a certeza que tenho de que muitos dos generos de industria e cultura Portuguesa podiaõ ter vantajosa extracçaõ naquelles mercados, exigem o chamar a attençaõ do Governo á necessidade de fazer augmentar para aquelle vasto Continente o valor das nossas exportaçoens , e ainda que esta narrativa só trate limitadamente das producçoens d'algumas partes do Peru, e do Brasil, nenhuma existe, que hum commercio lucrativo e valioso se offerece taõbem á naçaõ Portuguesa com o Chili, Buenos Ayres, Columbia, Mexico &cª., promovendo o Governo que se obtênhaõ aquellas prévias informaçoens que se fazem necessarias, e alterando os Regulamentos que obstaõ á admissaõ dos nossos generos naquelles mercados, e á dos productos destes differentes paizes em Portugal."
(Excerto do Preâmbulo)
Conteudo:
[Preâmbulo] | I - Causas que motiváraó a expediçaõ. II - Chego a Campana, ou Campainha de Huanchaco, o pôrto de Truxillo. III - Deixo Caxamarca. IV - Deixo Chachapoyas. V - Jornada a pé a Balsa Puerto. VI - Embarcâmos em Canôas. VII - Deixâmos Laguna. VIII - Desembarcâmos em Tabitinga. IX - Sahimos de Tabitinga. X - Deixámos Egas, e procedêmos pelo Amazonas abaixo. XI - Procedêmos pelo Amazonas abaixo. XII - Chegâmos ao Pará. | Conclusaõ | Appendice.
Henry Lister Maw (Warmsworth Hall, Doncaster, Yorkshire, Inglaterra, 1801 - Birkenhead, Wirral, Cheshire, Inglaterra, 1874). "Foi um tenente da Marinha Britânica que explorou a Amazónia em 1827, publicando mais tarde, em 1829, Journal of a passage from the Pacific to the Atlantic : crossing the Andes in the northern provinces of Peru, and descending the River Marañon or Amazon. Durante esta viagem reuniu apreciável coleção de objectos das regiões atravessadas, que doou ao Museu Britânico em 1831."
(Fonte: https://www.britishmuseum.org/collection/term/BIOG126078)
Encadernação inteira de pele com ferros gravados a ouro na lombada.
Exemplar em bom estado de conservação. Páginas escurecidas por oxidação devido à fraca qualidade do papel.
Raro.
Com interesse histórico e etnográfico.
Peça de colecçaõ.
120€


Sem comentários:
Enviar um comentário