03 agosto, 2022

BOSIO, Fr. Francisco de Paula - TREZENARIO DO PRODIGIOSO THAUMATURGO, e glorioso Patriarca S. FRANCISCO DE PAULA
, Fundado, da Sagrada Ordem dos Minimos, Ou Methodo prático da devoção das treze sextas feiras, instituida pelo mesmo Santo, offerecido Á Augustissima, e Fidelissima Rainha D, MARIANNA VICTORIA, NOSSA SENHORA, Pelo Padre... Professor do mesmo Instituto. Lisboa, Na Officina de Simão Thaddeo Ferreira. Anno de MDCCCXII. Com licença da Mesa do Desembargo do Paço. In-8.º (14,5 cm) de 136 p. ; E.
Obra que teve várias edições no século XVIII, sempre sob os auspícios da Família Real e particular protecção da Rainha D. Mariana Vitória, que seria devota de S. Francisco de Paula, e além disso empregava Fr. Francisco de Paula - Vigário Provincial da Ordem - como capelão real. A propósito deste frade, Cândido Figueiredo, com muita graça, relata no Brinde do Diário de Notícias de 1889, uma história retirada de um processo judicial a que teve acesso - que deu escândalo na época a que reportam os factos (século XVIII) - relacionado com os passeios a Almada que o Vigário e alguns correlegionários fariam, culminando os mesmos em casa de uma senhora - "uma mulheraça de 35 annos, robusta, bem parecida e foliona" -, que com três jovens sobrinhas se entretinha a "entreter" os convivas. Apesar de todos os benefícios da Corte, pouco se sabe acerca deste sacerdote, a não ser que era natural de Espanha e terá vindo para Portugal em 1744 como Vigário Provincial da Ordem dos Mínimos, cargo que exerceu durante duas décadas, até 1764.
"Senhora.
Se foi ousadia offerecer a V. Magestade hum livrinho, por todos os titulos Minimo, quando a primeira vez sahio ao público, agora que repito a mesma diligencia na estampa, seria ingratidão se procurasse outra protecção, que não fosse a de V. Magestade; porque recebendo da Fidelissima Pessoa e Vossa Magestade os creditos de Maxiomo, pela extremosa devoção, com que aceitou tão limitada offerta."
(Excerto da dedicatória)
Encadernação inteira de pele com dourados na lombada.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Manuseado, com defeitos nas pastas. Assinatura de posse coeva na folha de guarda, bem como extensa dedicatória de oferta (contemporânea) na mesma folha.
Raro.
Sem registo na BNP.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário