02 agosto, 2022

ACTAS DO 1.º ENCONTRO DE ESTUDOS LOCAIS - DISTRITO DE SETÚBAL : 25-26-27 Novembro 1988.
Edição subsidiada pela Fundação Calouste Gulbenkian
. [S.l.], Escola Superior de Educação : Instituto Politécnico de Setúbal, 1990. In-8.º (20,5 cm) de [3[, 345, [3] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Volume das Actas deste importante certame regional realizado em 1988, que inclui as reflexões, análise e propostas dos intervenientes para o distrito de Setúbal. 
Livro ilustrado no texto com mapas, cartogramas, desenhos esquemáticos, tabelas e diagramas.
Documento de época, policopiado, raro e muito interessante.
"As mudanças tecnológicas, a evolução sócio-económica e a dinâmica urbana são alguns dos factores que certamente vão determinar a ocupação do solo nos próximos anos na Área Metropolitana da Região de Lisboa (A.M.R.L.).
Não pretendendo entrar nesta vasta problemática o presente "apontamento", parte da premissa de que a 3ª Revolução Industrial potencia fortemente um incremento das actividades de Turismo, Desporto, Recreio e Lazer que já se vinham a desenvolver desde os anos sessenta."
(Excerto de Secção 2, Área Metropolitana da Região de Lisboa - Margem Sul - Algumas reflexões)
"A compreensão do Mundo Actual na Escola não deve de modo algum dar lugar à introdução de uma nova disciplina, num programa já carregado.
Deve antes ser uma preocupação das diferentes disciplinas já que a "Educação" deve visar o pleno desenvolvimento da personalidade humana e o reforço do respeito dos direitos do homem e das liberdades fundamentais. Deve favorecer a compreensão, a tolerância, a amizade entre todos os indivíduos, grupos raciais e religiosos e nações... (artigo 26, alínea 2 da Carta dos Direitos do Homem).
Isto não é possível sem o desenvolvimento nos alunos de atitudes de respeito mútuo e autonomia quer moral quer intelectual."
(Excerto de Secção 3, A Escola e Mundo Actual)
"Nos anos 80, a conjugação de factores internos e externos conduziu a Península de Setúbal a uma grave crise económico-social. São bem conhecidas as manifestações dessa crise, embora  análise da génese do fenómeno divirja, consoante os modelos tomados como referencial.
Os actores envolvidos no processo e desenvolvimento deste território, não se quedaram perante as dificuldades e a procura de soluções tem sido uma constante."
(Excerto de Secção 4, Análise comparativa dos três instrumentos de planeamento elaborados para a Península de Setúbal)
Índice:
Secção 2 - Meio Ambiente e Recursos Naturais. Secção 3 - Educação: a escola e a comunidade. Secção 4 - Setúbal: regionalização e desenvolvimento.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário