19 agosto, 2022

BRANDÃO, Liberato Eugénio de Sá Viana - MANUAL PARA O EMPRÊGO DA METRALHADORA LIGEIRA LEWIS. Para instrução de oficiais e mais graduados. [Elaborado pelo capitão do estado maior de infantaria,]... República Portuguesa : Secretaria da Guerra - 1.ª Direcção Geral - 4.ª Repartição. Lisboa, Imprensa Nacional, 1919. In-4.º (23,5 cm) de 135, [1] p. ; [2] f. desdob. ; [19] f. il. ; il. ; B.
1.ª edição.
"Espingarda Automática Lewis de seu nome oficial, ou Lewis 7.77 na versão abreviada, os soldados do CEP rapidamente a baptizaram "Luisinha". Concebida em 1911 pelo coronel norte-americano Isaac Newton Lewis, a metralhadora ligeira deste modelo foi a companheira de muitos dos nossos soldados na Flandres. Quem a estreou em combate foram as tropas belgas que tentaram deter em 1914, o avanço alemão sobre a Flandres. Os soldados germânicos rapidamente lhe chamaram “cascavel belga” e, quando conseguiam capturar alguma, não se faziam rogados a usá-la adaptando-a ao seu calibre.
O peso da arma, 12.7 quilos, era reduzido comparativamente a outras congéneres. Tinha uma eficácia de tiro até 600 metros. Alimentada por um tambor com 47 munições, podia atingir uma cadência de tiro de 600 projécteis por minuto, embora, por uma questão de eficácia, fosse mais habitual usá-la num ritmo mais moderado. Revelou-se uma arma eficaz nas emboscadas. É que o tipo de tiro que permitia tornava-a difícil de localizar se estivesse bem camuflado. Devido ao seu peso reduzido, a Lewis tornou-se a arma ideal para colocar nos aviões de guerra da aviação aliada. Unidades britânicas e dos fuzileiros dos EUA ainda a usaram na Segunda Guerra Mundial." (Fonte: Visão História n.º 4)
(In http://historia-dos-tempos.blogspot.com/2009/04/as-armas-do-corpo-expedicionario.html)
Livro muito ilustrado com quadros, desenhos e tabelas, bem como 84 fig. distribuídas pelo texto e em folhas separadas no texto, reproduzindo fotogravuras e desenhos esquemáticos. Inclui ainda dois croquis em folhas desdobráveis.
Exemplar brochado, por aparar, em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos e pequenas falhas de papel. Pequena mancha visível no canto exterior ao longo do livro.
Raro.
Com interesse histórico.
Peça de colecção.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário