22 agosto, 2022

CRISTÃOS E BRUXAS.
Reflexão Pastoral sobre Bruxaria e Práticas Supersticiosas. [2.ª edição]
. Esposende, Conselho Pastoral Paroquial de S. Paio de Antas, 1991. In-8.º (19,5 cm) de 45, [3] p. ; B.
Curiosa exposição sobre práticas idólatras e rituais demoníacos assentes na crendice e superstição popular, com raízes profundas na nossa cultura ancestral.
Obra interessantíssima. Trata-se do olhar da Igreja "sobre esta questão particularmente preocupante", publicada por uma paróquia do norte do país - S. Paio de Antas -, localizada no concelho de Esposende. A Biblioteca Nacional não menciona o livro.
"Objectivo fundamental deste livrinho é lançar luz sobre uma questão particularmente preocupante para a Igreja e, em particular, para os sacerdotes e demais responsáveis pela vida das nossas comunidades cristãs.
Não é nossa pretensão apresentar novidades nem dar respostas a todas as questões que estas práticas suscitam. Estamos conscientes das suas profundas raízes na cultura popular e no imaginário das gentes. No entanto, é nosso dever insistir no esclarecimento, tão profundo quanto o permitem as dimensões e as intenções desta pequena obra, de tais práticas pretensamente religiosas."
(Excerto da Introdução)
Índice:
Introdução. | 1 - Magia e Religião. 2 - Alguns Casos: - Iván e os Caixões; - S. João Bosco e as artes do demónio; - "De noite...". 3 - "Ir à Bruxa...": - No Antigo Testamento; - História da Igreja; - As(os) bruxas(os) e os Cristão hoje. 4 - Possessões Demoníacas e outras superstições: - Ensinamentos a Igreja sobre o demónio; - Os espíritos dos mortos regressam à terra? - Algumas superstições: 1. Correntes de Orações; 2. Medalhas/Amuletos da Sorte; 3. Usar uma ferradura para dar sorte; 4. Consultar "mediuns"; 5. "Maus Olhados". | Conclusão: "Escolhe a vida". | Índice.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Com interesse histórico, religioso e etnográfico.
Raro.
Sem registo na BNP.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário