29 agosto, 2022

PICAGULA, Eduardo A. Jayme – REGRAS DO DUELLO. Por... Alferes de cavallaria da reserva. Leiria, [s.n. – imp. Typographia Leiriense], 1901. In-8.º (22 cm) de [6], III, [1], 144 p. ; B.
1.ª edição.
Interessante tratado sobre o Duelo, arte de "lavar a honra" pelo confronto pelas armas, prática normal e aceitável na época. Raro e muito curioso.
"Sendo o duello um acto punivel pelas leis penaes de quasi todos os paizes, não havendo portanto diploma oficial em que se ache prescripta a conducta de cada uma das varias personagens que, a differentes titulos, n’elle tomam parte, os codigos do duelo não são mais do que a compilação que varios auctores, guiados pelo senso pratico e pelos interesse humanitarios, fizeram dos usos e costumes admitidos como regras indispensaveis nos encontros, com a adhesão da opinião publica, pois só esta possue o direito de lhes credito e auctoridade. Nas pouco frequentes pendencias d’honra que em Portugal se suscitam, de ordem a reclamarem, reparação pelas armas, recorrem os interessados, pare lhes servir de guia nas condições a estabelecer e na conducta a seguir nos encontros, ás publicações extrangeiras que regulam o assumpto, as quaes, sendo de elevado preço, rareiam no mercado e quasi não existem nas nossas bibliotecas."
(Eexcerto do prefácio)
Matérias:
- Definição do duelo. - Origem do duelo. - Legislação do ponto d’honra. - Artigos das regras. - Offensas. - Armas. - Antes do duello. - Testemunhas. - Arbitragem. - Regras communs aos diversos duelos. - Duello á espada. - Duello ao florete. - Duello ao sabre. - Duellos á pistola
- Duellos á pistola, á voz. - Duellos á pistola, com pontaria. - Duello excepcional
Notas:
1) Da offensa. 2) Do offendido. 3) Duellos por motivos secretos. 4) Da reparação. 5) Da substituição de pessoas. 6) Da responsabilidade da offensa. 7) Escolha das armas e do duello. 8) Natureza das armas. 9) Do desafio. 10) Da incapacidade. 11) Qualidades das testemunhas. 12) Impedimento do cargo de testemunha. 13) Deveres das testemunhas para com o seu constituinte. 14) Deveres das testemunhas para com a parte adversa. 15) Deveres dos adversarios um para como outro. 16) Deveres dos adversários para com as testemunhas. 17) Missão das testemunhas quando constituídas. 18) Das soluções depois da verificação dos factos. 19) Das explicações. 20) Dos arbitros. 21) Do mandato das testemunhas. 22) Estabilidade das convenções. 23) Das actas. 24) Do dia, hora e local. 25) Da assistência dos médicos. 26) Attitude dos adversários. 27) Escolha das espadas. 28) Escolha do terreno. 29) Do vestuário e da revista dos combatentes. 30) Do director do combate. 31) Dos adversarios durante o combate. 32) Uso da mão que não maneja a espada. 33) Das repetições e dos descanços. 34) Do acuamento. 35) Do corpo a corpo. 36) Do desarmamento. 37) Da quebra e da entortadura da espada. 38) Da queda. 39) Do ferimento. 40) Da escolha das pistolas. 41) Da escolha do terreno. 42) Do vestuário. 43) Do carregamento. 44) Do modo de entregar a arma aos combatentes. 45) Do tiro falhado. 46) Do intervallo das vozes. 47) Do duello excepcional. Lei penal portugueza. Lei canónica.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos. Capa apresenta falha de papel no canto inferior direito.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário