13 julho, 2021

PRESENÇA DE CISTER EM PORTUGAL : Exposição. [Coordenação: Dr.ª Maria Alice Beaumont]. [S.l.], Comissão Organizadora do Museu de Alcobaça, 1984. In-8.º (21x21 cm) de 30 p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Interessante catálogo sobre a Ordem de Cister, a sua história e presença em Portugal.
Livro muitíssimo ilustrado ao longo do texto com mapas, desenhos e fotogravuras alusivas ao tema, bem como diversas plantas do Mosteiro de Alcobaça e reproduções fac-símile de documentos históricos.
Junta-se folheto "Planta Guia" - desdobrável (22x38,5 cm) - com o título Abadia de Santa Maria de Alcobaça.
"Em nenhum outro país da Europa a Ordem de Cister exerceu tão inegável e duradoura influência como em Portugal".
Os mosteiros mais antigos - S. João de Tarouca, S. Pedro de Lafões - datam do século XII. Segue-se Santa Maria de Alcobaça implantado em vasto território doado por D. Afonso Henriques a S. Bernardo, abade de Claraval.
Por todo o Portugal, de Bouro a Tavira, a Ordem de Cister do século XII ao XVII fundou 18 mosteiros de monges, 14 de freiras, teve duas ordens militares sob a sua observância - Aviz e Cristo - e fundou dois colégios."
(Excerto de Fundação e Expansão)
"Em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amen. Por ser coisa decente cada um dos fiéis fazer os servos de Deus participantes dos bens que lhe são dados pelo soberano Criador, para (que) por este meio o faça Deus participante dos bens celestiais. Portanto eu, D. Afonso pela divina misericórdia Rei dos Portugueses, juntamente com a Rainha D. Mafalda, minha mulher e companheira no reino fazemos testamento e em couto a vós D. Bernardo Abade do Mosteiro de Claraval e a vossos irmãos e todos vossos sucessores que forem pelo tempo adiante, de uma vossa própria herdade que temos entre aqueles dois lugares, chamados Leiria e Óbidos abaixo do monte Taicha, comarca de Lisboa, águas vertentes ao mar. Damo-vos também o lugar que se chama Alcobaça, e vos fazemos dele testamento e Couto, por remédio de nossas almas, e de nossos antepassados, e para que fique no mosteiro que ali se fundar perpétua lembrança nossa..."
(Excerto da transcrição da Carta de Doação dos Coutos)
Matérias: Vida Monástica. | Plano tipo de uma abadia cisterciense. | Cister em Portugal: Cronologia dos Mosteiros; Fundação e Expansão: Carta de Doação dos Coutos de Alcobaça - 1153 - Transcrição da Carta de Doação dos Coutos; Economia; Poder Real e Povoamento. | Arquitectura: A Idade Média - Alcobaça : Planta do Mosteiro na Idade Média. | Arquitectura: O Período Barroco. | A Escultura Barroca.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capa apresenta oxidação ma margem lateral.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário