23 julho, 2021

FEIO, Gonçalo Couceiro & GUERREIRO, Jorge & SEIXAS, Miguel - PIRATARIA E CORSO NO LITORAL BRASILEIRO NO REINADO DE D. JOÃO III
. Lisboa, Direcção do Serviço Histórico-Militar, 1994. In-4.º (24 cm) de 100, [4] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante contributo para a história dos Descobrimentos, a pirataria que assolou a costa brasileira na primeira metade do século XVI, e as medidas tomadas pela coroa portuguesa para fazer face aos ataques.
Livro ilustrado ao longo do texto com diversos mapas em página inteira, e a reprodução do desenho de uma caravela da autoria de Roque Gameiro, que ocupa também uma página.
"É propósito deste trabalho tentar demonstrar as vias através das quais o Brasil contribuiu para a internacionalização dos assuntos ultramarinos ou melhor, de que forma Portugal se viu envolvido em conflitos com outras potências europeias - sobretudo a França - mercê da posse do Brasil, durante o reinado de Dom João Terceiro. Trata-se de um fenómeno complexo que merece ser observado de vários ângulos, pois manifesta-se num tempo de total desagregação de uma Ordem e num espaço abruptamente ampliado, produtor de novas geografias, reflexão de novas vontades. Assim, através da análise pontual, vertical, pretende-se construir um sistema que resulte numa visão global do problema, sem nunca esquecer que cada facto analisado participa e é inseparável de um Todo."
(Excerto de II - O Brasil na Internacionalização dos assuntos Ultramarinos - Introdução)
Índice:
I - O Brasil na estratégia imperial portuguesa (Miguel Seixas)
1 - A estratégia marítima portuguesa na América nos primórdios do século XVI. 1.1 - Antecedentes; 1.2 - As navegações pré-colombinas no Atlântico; 1.3 - O Tratado de Tordesilhas; 1.4 - O descobrimento do Brasil: peso estratégico. 1.4.1 - As notícias do chamamento; 1.4.2 - Primeiras concepções da importância estratégica. 2 - Os ataques ao litoral brasileiro e a evolução do conceito estratégico de "Brasil" ao longo do século XVI. 2.1 - Rivalidades com a Espanha e demarcação de limites; 2.2 - A posição portuguesa frente às outras potências europeias - "mare clausum" e "mare liberum"; 2.3 - Evolução do conceito estratégico de "Brasil". | Bibliografia.
II - O Brasil na Internacionalização dos assuntos Ultramarinos (Gonçalo Couceiro Feio)
Introdução. | 1 - As primeiras intromissões. As primeiras reacções. A crescente Internacionalização dos assuntos Ultramarinos. 1.1 - Carta de Marca. 2 - O Colégio das Artes. Seu enquadramento na política ultramarina de D. João III. 3 - Considerações gerais. | Bibliografia.
III - A resposta administrativa e militar portuguesa às ofensivas estrangeiras (Jorge Guerreiro)
Introdução. | 1 - As medidas administrativas. 1.1 - As Frotas de Patrulhamento; 1.2 - As Capitanias; 1.3 - O Governo Geral e os Regimentos. 2 - A Aliança com os indígenas. 2.1 - O Papel dos Jesuítas. 3 - O Combate à França Antártica. | Bibliografia.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário